Fechar
GP1

Picos - Piauí

Academia de Letras da Região de Picos empossa novo imortal

A solenidade de posse foi realizada na noite de ontem, 11, no auditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura”, em Picos.

Em solenidade realizada na noite de ontem, 11, no auditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura”, a Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), deu posse a um novo imortal. O professor e escritor Francisco de Assis Sousa assumiu a cadeira número 6, cujo patrono é Alberto de Moura Monteiro e, estava vaga desde a morte do acadêmico Luís Bernardes de Lima em 12 de outubro do ano passado.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Francisco de Assis recebe diploma da AlerpFrancisco de Assis recebe diploma da Alerp

A posse de Francisco de Assis Sousa foi conduzida pelo presidente da Alerp, poeta Vilebaldo Rocha, e contou com a presença de vários convidados, dentre os quais dez acadêmicos, profissionais liberais, familiares e amigos do novo imortal.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Convidados comparecem a posse de novo imortal da AlerpConvidados comparecem a posse de novo imortal da Alerp

Durante a solenidade, o ator Jesualdo declamou algumas poesias de Francisco de Assis, enquanto a psicóloga Graça Moura fez um relato da história e do trabalho literário do novo imortal.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Presidente da Alerp assina ataPresidente da Alerp assina ata

Depois de receber o manto das mãos de sua esposa e prestar juramento, o novo imortal fez uso da palavra. Aproveitou para agradecer pela aprovação do seu nome e se comprometeu a trabalhar pelo fortalecimento da academia.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Mesa de honraMesa de honra

Francisco de Assis Sousa foi eleito para a cadeira número 6 da Alerp em  votação realizada no dia 28 de janeiro deste ano. Natural da vizinha cidade de São Julião, o novo imortal tem 45 anos idade, é professor da rede pública de ensino e já lançou quatro livros.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Novo importal recebe o manto da AlerpNovo importal recebe o manto da Alerp

Concorreram à vaga o escritor Francisco de Assis Sousa, que obteve 18 votos e foi eleito, e o poeta picoense João Carlos, que teve dois votos. No total, 20 imortais participaram do processo eleitoral depositando seus votos de maneira presencial ou via e-mail.

Perfil

Francisco de Assis Sousa tem 45 anos, é natural de São Julião-Piauí e casado com a professora Geovânia de Sá Assis. Ao longo de sua carreira literária já publicou quatro livros. A Margem Esquerda do Rio (poesia, 2007); Sorria, enquanto é tempo! (Crônicas, 2011); Filhos do Asfalto (Crônicas, 2014) e O visionário (Ensaio biográfico, 2014).

É graduado em Letras-Português (UESPI), especialista em Linguística (UFPI), Literatura Brasileira, Planejamento e Política Educacional (URCA) e atualmente está concluindo mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.