Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HGV será transformado em Hospital Ensino vinculado a Uespi

A mudança não deverá afetar a quantidade de pessoas atendidas ou nos leitos destinados aos pacientes do SUS.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou durante sessão plenária um projeto de lei que transformará o Hospital Getúlio Vargas (HGV) em um Hospital Ensino vinculado academicamente à Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O projeto foi aprovado por unanimidade pelos deputados e agora será encaminhado ao governador Wellington Dias (PT) para que seja sancionado. Dessa forma, passará a ser chamado de Hospital de Ensino Getúlio Vargas (HEGV), onde será criada uma Diretoria Acadêmica vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Foi o próprio governador que encaminhou o projeto de lei para a Assembleia Legislativa com objetivo de fazer com que o Hospital Getúlio Vargas passe a funcionar na condição de Hospital Ensino, participante do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Hospital Getúlio VargasHospital Getúlio Vargas

Em entrevista ao GP1, o reitor explicou que está sendo atendida uma exigência da Ministério da Educação. “O MEC exige que todas as universidades que tenham curso de saúde tenham um hospital escola. Até então os estudantes faziam estágio nos hospitais estaduais, mas não constava como hospital escola, e o MEC deu um intimato para que tivéssemos um ou deixaríamos de oferecer o curso na área de saúde. Conversamos com o governador e nós inovamos pois não será só o HGV, mas todos os hospitais da rede estadual”, explicou o reitor.

Ele afirmou que agora os alunos da Uespi terão prioridade. “A universidade não fará a gestão, nos hospitais a Uespi terá um diretor, nomeado pelo reitor, dentro do quadro de professores efetivos para fazer um planejamento, isso evita por exemplo, estudante da Uespi chegar para estagiar, mas não ter sua demanda atendida a contendo. Agora os estudantes passam a ter a prioridade e isso acontecerá em todos municípios”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Nouga CardosoNouga Cardoso

A mudança não deverá afetar a quantidade de pessoas atendidas ou nos leitos destinados aos pacientes do SUS. Com a mudança, será criada uma Rede de Formação dos Profissionais da Área da Saúde, integrada pelos Serviços Públicos Assistenciais de Saúde, geridos direta ou indiretamente pelo Estado, como espaço de formação de profissionais da área de saúde oriundos de Instituições de Ensino Superior ou Instituições Técnicas de Ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.