Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Coco de Zambê inicia apresentações do Sonora Brasil no Sesc

O grupo já se apresentou em Floriano e Oeiras, esta semana, e segue para Parnaíba.

Com a apresentação do Coco de Zambê (RN) o Sesc inicia na noite desta quinta-feira (03) as apresentações do Sonora Brasil, a partir das 19h30 no Projeto Música para Todos, em Teresina. A entrada será 1 kg de alimento não perecível que será doado ao programa Mesa Brasil Sesc.

O grupo já se apresentou em Floriano e Oeiras, esta semana, e segue para Parnaíba, onde se apresenta dia 5 de agosto, na comunidade Pedra do Sal. As apresentações do Sonora Brasil começaram dia 1º de agosto na Praça de Eventos, em Floriano, com o Coco de Zambê.

  • Foto: Divulgação/AscomCoco de Zambê  Coco de Zambê

O Sonora Brasil circula este ano com quatro cocos que vão se apresentar nas regiões Norte e Nordeste. O Coco de Zambê é uma expressão cultural praticada no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte, que chegou aos engenhos de cana-de-açúcar e colônias pesqueiras da região por intermédio de africanos escravizados.

A música se caracteriza com um canto responsorial puxado pelo mestre e respondido pelo coro de vozes, e dança acontece numa roda que mantém no centro os tocadores. Os brincantes se revezam reverenciando o tambor e realizando passos livres de grande energia que lembram movimentos da capoeira e do frevo. Uma de suas principais características é o fato de ser praticado apenas por homens.

Teresina

Dia 03/08 às 19h30 - Coco de Zambê – Projeto Música para Todos

Dia 04/08 às 19h30 - Coco do Iguape – Projeto Música para Todos

Dia 05/08 às 19h30 - Coco de Tebei – Projeto Música para Todos

Dia 06/08 às 19h30 - Samba de Pareia – Projeto Música para Todos

Entrada 1kg de alimento não perecível

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.