A Câmara Municipal de Picos aprovou na sessão da última quarta-feira, 6, projetos de decretos legislativos concedendo a Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues para duas personalidades da política picoense. Serão homenageados com a comenda o ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB) e o ex-vereador Antônio Afonso Santos Guimarães (PMB).
- Foto: José Maria Barros/GP1 Ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB)
Conforme prevê a lei que instituiu a Medalha Coelho Rodrigues, os dois projetos foram aprovados com o voto favorável dos quinze vereadores. O voto foi aberto e nominal e cada parlamentar teve que dizer sim ou não à proposta de homenagear os dois políticos com a maior comenda do município.
- Foto: José Maria Barros/GP1 Ex-vereador Antônio Afonso (PMB)
A proposta para homenagear o ex-vereador Antônio Afonso (PMB) partiu do seu filho, Afonsinho (PP), e foi assinada pelos demais vereadores com assento na Câmara Municipal de Picos.
Já a iniciativa de homenagear o ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB) foi do vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), e também assinada por todos os quinze membros do legislativo picoense.
Medalha
De iniciativa da então vereadora Olívia da Silva Rufino Borges, a Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues foi instituída pela Câmara Municipal de Picos em 9 de julho de 1984. E para fazer jus, o homenageado deve atender alguns requisitos.
Determina a lei que a honraria será concedida àquele, que acima de qualquer suspeita, tenha prestado à Nação, ao Estado e/ou a terra picoense, relevantes serviços sociocultural, humanitário, político, militar e religioso. Bem como, comprovados serviços ao povo nos campos da tecnologia, ciências, letras e artes, e, ainda, por feitos heroicos.
A primeira personalidade a receber a Medalha Coelho Rodrigues foi o comerciante Domingos Carreiro Varão, na época com 100 anos de idade.
Ver todos os comentários | 0 |