Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Cabo do Exército acusado de balear foliões na Banda Bandida é preso

Ele é acusado de atirar em três pessoas no último sábado (13), durante a prévia de Carnaval da Banda Bandida.

O cabo do Exército Wanderson Lima Fonseca, acusado de atirar em três pessoas no último sábado (13), durante a prévia de Carnaval da Banda Bandida, se apresentou para prestar depoimento no 1º Distrito Policial nesta manhã. Ele ficou preso na delegacia por conta de um mandado de prisão preventiva que foi expedido pela juíza Gláucia Mendes de Macedo

Wanderson irá fazer na tarde desta terça-feira (16) um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Segundo a delegada Valéria Cunha, do 1ª Distrito Policial, Wanderson será encaminhado para unidade prisional do Exército Brasileiro.

"Foi expedido o mandado de prisão preventiva para ele e nós demos cumprimento agora pela manhã e demos início no interrogatório dele, na presença do advogado dele. A gente tá fazendo o encaminhamento para que ele fique custodiado no 2º BEC", afirmou a delegada.

  • Foto: DivulgaçãoCabo do Exército Cabo do Exército

Motivação

Ainda segundo a delegada Valéria, o cabo confessou ter tido uma discussão com um homem na noite dos disparos. "Ele afirma que teve uma discussão com uma pessoa e iniciou essa discussão com esse rapaz e disse que como no instinto de defesa, efetuou os disparos", disse.

Participação do Felipe

No momento da confusão, populares disseram ter visto Felipe, vulgo Peixe, efetuando disparos. Felipe era amigo de Wanderson e eles estavam juntos na festa. Segundo o delegado Lucy Keiko, o cabo nega o envolvimento do colega.

“Ele se encontrava na companhia do Felipe. Há relatos de que o Felipe havia pego a arma e também teria efetuado disparos”, disse. “O certo é que as pessoas que foram ouvidas na Central de Flagrantes confirmaram a participação do Felipe e ele já foi autuado”, completou.

Arma do crime

O cabo do Exército afirma que perdeu a arma do crime durante fuga após a confusão. “Ele alega que agiu supostamente em legítima defesa, uma vez que a outra pessoa, segundo ele, era mais forte, o agrediu mais de uma vez durante a festa, que tentou se desvencilhar dele e teve que efetuar alguns disparos contra ele. Em seguida ele [cabo] disse que saiu do local e perdeu a arma, segundo ele, durante a fuga", afirmou o delegado Lucy Keiko.

  • Foto: Facebook/Paulo Roberto Rodrigues Vítima Paulo RobertoVítima Paulo Roberto

Rixa com Paulo Roberto

Uma das vítimas baleadas foi Paulo Roberto Rodrigues da Costa, de 35 anos. A vítima foi atingida no pulmão, abdômen e perdeu parte do intestino. Paulo segue internado no HUT. No depoimento, Wanderson disse que Paulo havia lhe provocado sem motivos.

“Eu perguntei a ele justamente o motivo da agressão do Paulo em relação a ele. Ele relata que a vítima era conhecida no bairro como uma pessoa que gosta de brigar e que o teria provocado sem nenhum motivo”, afirmou o delegado Lucy Keiko.

Nota à imprensa

O 2º Batalhão de Engenharia de Construção (Batalhão Heróis do Jenipapo), onde o cabo Wanderson era lotado há sete anos, enviou nota à imprensa antes mesmo de sua apresentação. Na nota, o 2º BEC reitera que não compactua com qualquer tipo de violência e repudia veemente fatos desabonadores da ética e da moral.

Confira a nota na íntegra:

Nota à Imprensa

Em relação aos fatos dos quais é acusado o Cabo WANDERSON LIMA FONSECA, deste Batalhão, informamos que está sendo instaurado processo administrativo para apurar a conduta do militar, e que o 2º Batalhão de Engenharia de Construção está apoiando as autoridades policiais para a elucidação do caso.
Cabe ressaltar que o ocorrido, mesmo tendo o envolvimento de um militar, trata-se de um crime comum, sendo tratado na esfera da justiça comum.
Informamos, ainda, que até o momento, o militar não se apresentou nesta Unidade, pois encontra-se em gozo de férias. Caso o Cabo Wanderson venha a ser detido, ele ficará preso em unidade prisional do Exército Brasileiro, à disposição da Justiça do Estado do Piauí.
Cumpre destacar que o 2º Batalhão de Engenharia de Construção não compactua com qualquer tipo de ato de violência, repudiando veementemente fatos desabonadores da ética e da moral, que devem estar presentes na conduta de todos os seus integrantes.

Teresina, 16 de janeiro de 2018.

Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Construção

Relembre o caso

Na noite do último sábado (13), o cabo do Exército Wanderson Lima efetuou disparos contra foliões durante a prévia de Carnaval da Banda Bandida, no Centro de Teresina. As vítimas foram identificadas como Jardel de Oliveira Marques, Paulo Roberto Rodrigues da Costa e uma jovem identificada como Ramile Rodrigues Dantas. O GP1 divulgou o vídeo que mostra o momento exato do tiroteio na prévia carnavalesca.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.