Fechar
GP1

Teresina - Piauí

EJA realiza dia D de matrículas no centro de Teresina

A artesã Antonia Rodrigues, de 47 anos, é um desses exemplos bem sucedidos. Oriunda dessa modalidade de ensino, ela contou que hoje é técnica em enfermagem e que o marido também está na escol

Thais Guimarães/GP1 1 / 8 Servidores da Educação participando do dia D Servidores da Educação participando do dia D
Thais Guimarães/GP1 2 / 8 Conceição Andrade, diretora da EJA no Piauí Conceição Andrade, diretora da EJA no Piauí
Thais Guimarães/GP1 3 / 8 Mutirão promovido com o objetivo de matricular pessoas na EJA Mutirão promovido com o objetivo de matricular pessoas na EJA
Thais Guimarães/GP1 4 / 8 Senhora Antônia concluiu os estudos através da EJA Senhora Antônia concluiu os estudos através da EJA
Thais Guimarães/GP1 5 / 8 Rejane Dias, secretária de Educação Rejane Dias, secretária de Educação
Thais Guimarães/GP1 6 / 8 Muitas pessoas se matricularam no mutirão Muitas pessoas se matricularam no mutirão
Thais Guimarães/GP1 7 / 8 Matrículas sendo realizadas no Centro de Teresina Matrículas sendo realizadas no Centro de Teresina
Thais Guimarães/GP1 8 / 8 Dia D realizado na praça Rio Branco, Centro de Teresina Dia D realizado na praça Rio Branco, Centro de Teresina

Está sendo realizado nesta quarta-feira (31), em Teresina, o dia D das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A mobilização é promovida na Praça Rio Branco, centro da Capital e tem como objetivos realizar matrículas e divulgar as experiências bem sucedidas dessa modalidade de ensino no Piauí.

O GP1 conversou com a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade, que deu mais detalhes sobre a atividade e informou que as aulas terão início no dia 19 de fevereiro. “Estamos trazendo experiências exitosas de 2016 para cá, pessoas que conseguiram passar no vestibular, outros que se alfabetizaram. A gente vê a melhoria na qualidade educacional dessas pessoas”, comentou Conceição.

A artesã Antonia Rodrigues, de 47 anos, é um desses exemplos bem sucedidos. Oriunda dessa modalidade de ensino, ela contou que hoje faz curso técnico de enfermagem e que o marido também está na escola. “Me matriculei há 2 anos e conclui o ensino médio, aliás, assim como meu marido também. Ele está fazendo o nono ano e eu faço técnico de enfermagem. Isso só foi possível graças ao EJA. Eu quero ir mais a frente para ajudar outras pessoas e ter uma profissão que eu não tinha”, contou Antonia.

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias (PT), ressaltou os frutos colhidos através da EJA. A gestora deu destaque ao resultado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e revelou que teve aprovação para um dos cursos mais concorridos em todos os vestibulares do Brasil.

“O resultado do ENEM foi fantástico, tivemos até alunos da EJA que passaram para medicina, ciências contábeis e assim foram muitos casos de sucesso. Agora vamos continuar mais motivados com essa campanha em todo o Piauí. É bom lembrar que chegamos agora nos 224 municípios. Temos mais de 1 milhão de pessoas que deixaram de estudar e que a gente tem que correr atrás para que eles realmente se sintam motivados a voltar estudar”, disse secretária.

Rejane Dias também comemorou o aumento do número de alunos matriculados. “Aumentamos de 2015 até agora mais de 100 mil novas matriculas e a meta para esse ano são 200 mil. Toda essa campanha é no Estado e não só em Teresina. A novidade é que agora quem quer concluir o ensino médio, conclui em um ano e meio e o fundamental em quatro anos”, informou.

Para a realização da matrícula é necessário levar os seguintes documentos:

Cópias da carteira de identidade e CPF

Certidão de nascimento ou casamento

Certificado de reservista para homens até 45 anos

Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Fundamental para quem pretende cursar o Ensino Médio

Cópia do título de eleitor para maiores de 18 anos

Duas fotos 3x4

No local, as Gerências Regionais de Educação (GRE) farão atendimentos como recebimento de documentação e esclarecimento de dúvidas sobre as matrículas. No interior do Estado, as GREs também farão mobilizações para chamar a atenção dos estudantes para a realização da matrícula.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.