Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Agentes impedem fuga de 200 presos da Casa de Custódia de Teresina

Em entrevista ao GP1, o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, informou que os agentes conseguiram coibir a fuga, ao ouvirem os barulhos das últimas batidas no buraco feito pelos detento

Cerca de 200 detentos tentaram fugir por um buraco do pavilhão B da Penitenciária Professor José de Ribamar, a antiga Casa de Custódia, localizada na zona sul de Teresina. O caso aconteceu por volta das 3 horas da madrugada, desta quinta-feira (15). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi).

Em entrevista ao GP1, o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, informou que os agentes conseguiram coibir a fuga ao ouvirem os barulhos das últimas batidas no buraco feito pelos detentos, que tinha em média de seis metros de cumprimento.

  • Foto: Divulgação/SinpoljuspiBuraco fechado após detentos tentarem fugirBuraco fechado após detentos tentarem fugir

“No pavilhão B da Casa de Custódia foi encontrado um enorme buraco com seis metros de cumprimento, que iria servir de fuga para os 200 detentos, mas os agentes penitenciários realizam rondas pela madrugada e ouviram os barulhos de batidas no subsolo, então aguardaram os detentos abrirem o buraco para anunciarem a fuga frustrada. Os equipamentos que foram utilizados para fazer o buraco são os mesmos de sempre, os vergalhões das estruturas das selas da penitenciária, que os presos usam até como armas”, informou Kleiton.

Ainda conforme Kleiton Holanda, a superlotação da Casa de Custódia e o baixo número de agentes penitenciários contribuem para as tentativas de fugas: “No total, são apenas dez agentes por plantão para a penitenciária inteira, sendo que seria necessário ter pelo menos de 40 a 50 agentes por plantão, mas temos já 125 agentes que foram aprovados em concursos e prontos para trabalharem, mas ainda não foram lotados, além de termos mais 166 que não receberam o curso de formação, então é necessário que todos comecem a trabalhar imediatamente para melhorar a situação de segurança no sistema prisional do Piauí”, ressaltou.

Com a fuga dos detentos não sendo efetuada, a cela onde foi encontrado o buraco foi esvaziada e ainda aguardará reparos para não haver mais fugas. Todos os presos ainda continuam na penitenciária e com ação dos agentes não houve nenhum ferido.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.