O GP1 recebeu denúncia de um morador, que preferiu não se identificar, relatando problemas em relação ao pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Ele contou que há mais de 20 anos mora no mesmo endereço, no bairro Joquei, zona leste da Capital, e que, neste ano, a cobrança do IPTU foi enviada para outro endereço, desconhecido dele, na rua senador Cândido Ferraz, no mesmo bairro.
“Eu moro há mais de 20 anos aqui e as cobranças sempre vieram pra cá, mas este ano, o IPTU foi enviado para outro endereço e eu nunca tive nada lá. Na terça-feira (23), a dona da casa, me procurou pra entregar o boleto, mas já tinha passado a data para pagar com desconto, e agora vou ter que pagar com juros”, relatou o morador que tem 68 anos.
O denunciante afirmou ainda que procurou o plantão do IPTU, localizado no CAP (Central de Atendimento ao Público), para tentar resolver a situação: “Conversei com a atendente, e ela disse que no sistema realmente estava o endereço [errado] e eu perguntei quem tinha autorizado a alteração, ela não soube responder. Então eu pedi para falar com o gerente”, declarou.
De acordo com o morador, ele foi muito mal atendido pelo supervisor do plantão do IPTU: “Eu falei com ele, expliquei toda a situação, que não tinha como eu ser responsabilizado por um erro que não foi meu, e ele apenas me disse que a culpa era minha porque eu não sabia votar. Achei isso um absurdo”, criticou.
Outro lado
Procurada, a assessoria de comunicação da secretaria municipal de Finanças enviou uma nota informando que foi feita a ampla divulgação dos prazos para pagamento do IPTU 2018, no entanto não esclareceu a resposta do supervisor. Confira abaixo a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Finanças (Semf) informa que foi feita ampla divulgação dos prazos para pagamento do IPTU 2018 e que, além do envio do carnê para os contribuintes, também disponibilizou a emissão do boleto via internet e diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público de fevereiro ao dia 16 de abril. Além disso, o contribuinte é responsável por manter seu cadastro atualizado junto à Secretaria Municipal de Finanças. Informamos ainda que, caso o contribuinte discorde ou tenha alguma reclamação a fazer sobre este trâmite, protocole seu pedido junto à Semf.
Ver todos os comentários | 0 |