Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sílvio Mendes confirma recebimento de 34.800 doses de vacina contra H1N1

As doses já foram distribuídas para os postos de vacinação da capital.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, afirmou nesta quarta-feira (16) que Teresina recebeu 34.800 doses de vacina contra a gripe H1N1. O Ministério da Saúde enviou para o Piauí 125 mil doses no fim da tarde de terça (15).

As doses destinadas à capital já foram distribuídas nos postos de vacinação. “As vacinas chegaram hoje a tarde e já foram distribuídas. Nós recebemos 34.800”, afirmou Silvio em entrevista ao Jornal 70 Minutos, da Meio Norte.

O presidente da FMS disse que além do grupo de risco, que são crianças entre 6 meses e 5 anos de idade e pessoas acima de 60 anos, é importante que pessoas com doenças crônicas se vacinem.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Sílvio MendesSílvio Mendes

“Na verdade o risco para mim é semelhante [para todos]. Qual o problema? É que se não tem vacina, vamos cuidar de quem mais precisa. É o bom senso que manda”, disse. “O mais importante são as pessoas que tem outras doenças como diabetes, obesos, com alguma doença pulmonar como asma, pneumonia, que são mais suscetíveis à doença, tomem a vacina”, continuou.

Atendimento a domicílio

Sílvio Mendes frisou ainda uma estratégia da FMS em vacinar pessoas que estão dentro do grupo de risco mas que tem alguma dificuldade de locomoção, como idosos e deficientes. Segundo o médico, a Fundação separou 4 mil doses para essas pessoas.

“Nós distribuímos cerca de 31 mil doses e ficamos com 4 mil doses para a partir de amanhã as pessoas entrarem em contato com a vigilância sanitária para que a gente possa agendar as pessoas de risco que não podem se descolar por qualquer motivo”, afirmou o presidente da FMS.

Cuidados

Sílvio Mendes reforçou os cuidados que a população deve ter em caso de suspeita de gripe H1N1. “A gente deve ter repouso, porque é uma gripe mais forte. Os sintomas de uma gripe, só que mais forte. Tomar bastante líquido, esse é o segredo. Não tem remédio específico. Tem para alguns casos, o Tamiflu, que tem na rede pública, não tem para vender, mas todos os hospitais da Prefeitura de Teresina possuem. Esse remédio é repassado pelo Ministério da Saúde pelos municípios e nós temos disponibilidade para os casos indicados pelo médico”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.