Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Obras dos corredores de ônibus seguem sem conclusão em Teresina

O superintendente da Strans, Carlos Daniel, afirmou que a previsão é que os corredores exclusivos sejam entregues até o final do ano nas regiões sudeste, leste e norte de Teresina.

Lucas Dias/GP1 1 / 17 Avenida Duque de Caxias em Teresina Avenida Duque de Caxias em Teresina
Lucas Dias/GP1 2 / 17 Construção de estação de transbordo Construção de estação de transbordo
Lucas Dias/GP1 3 / 17 Obra inacabada na Avenida Duque de Caxias Obra inacabada na Avenida Duque de Caxias
Lucas Dias/GP1 4 / 17 Obra na Avenida Duque de Caxias causa transtornos a população Obra na Avenida Duque de Caxias causa transtornos a população
Lucas Dias/GP1 5 / 17 Obra na Avenida Duque de Caxias na zona norte da Capital Obra na Avenida Duque de Caxias na zona norte da Capital
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 17 Obra na Avenida Professor Wall Ferraz Obra na Avenida Professor Wall Ferraz
Lucas Dias/GP1 7 / 17 Obras em andamento na Avenida Duque de Caxias Obras em andamento na Avenida Duque de Caxias
Lucas Dias/GP1 8 / 17 Obras inacabadas na Avenida Duque de Caxias Obras inacabadas na Avenida Duque de Caxias
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 17 Obra inacabada a Avenida Professor Wall Ferraz Obra inacabada a Avenida Professor Wall Ferraz
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 17 Trecho em obras Trecho em obras
Lucas Dias/GP1 11 / 17 Obras paradas na Duque de Caxias Obras paradas na Duque de Caxias
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 17 Estação de transbordo em Teresina Estação de transbordo em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 17 Estação de transbordo na zona sul de Teresina Estação de transbordo na zona sul de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 17 Estação de transbordo ainda em obras Estação de transbordo ainda em obras
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 17 Estação de transbordo ainda não está funcionando Estação de transbordo ainda não está funcionando
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 17 Sinalização indicando trecho em obras Sinalização indicando trecho em obras
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 17 Terminal do Buenos Aires Terminal do Buenos Aires

A criação dos corredores exclusivos para ônibus nas principais avenidas de Teresina é uma das propostas da prefeitura para priorizar o transporte público na Capital e, assim, tentar diminuir o tempo de deslocamento dos teresinenses no dia a dia.

Na zona sul, o sistema de integração, que envolve os corredores, estações e terminais passaram a funcionar no mês de março, mas o restante da cidade se encontra com obras que se arrastam desde o ano de 2015.

O GP1 percorreu o corredor na Avenida Prefeito Wall Ferraz, localizado na BR 316, que pouco avançou desde a implantação do sistema de integração do Corredor Sul. No local, três estações estão sendo construídas em cada um dos sentidos e a sinalização horizontal já foi finalizada, inclusive com placas, mas a estrutura ainda não foi interligada ao novo sistema de integração.

Em outras regiões, como na Avenida Presidente Kennedy e João XXIII as obras foram retomadas nesse primeiro semestre. Já na Avenida Duque de Caxias, mais recentemente os trabalhos começaram e vão interligar o terminal de integração do Buenos Aires, que está pronto, mas sem uso.

Quem espera pela implantação total do sistema em toda Capital, afirma que não há como avaliar a integração de forma positiva, por enquanto, pois há necessidade de conclusão nas demais regiões. “Eu moro na zona norte e por aqui não dá pra dizer que a integração surtiu o efeito. Os corredores exclusivos eu vejo que foram feitos na zona sul, onde está funcionando, porém, quem mora no Mocambinho, por exemplo, não está contemplado. Na Duque de Caxias as obras começaram agora”, ressaltou o estudante Matheus Oliveira.

Avanços para alguns, problemas para outros

Com as construções das estações de transbordo, alguns comerciantes estão se sentindo prejudicados, principalmente, aqueles que possuem estabelecimentos localizados em frente. Para a dona Eudes Nascimento, que tem um ponto comercial na Avenida Duque de Caxias, alguns comerciantes já estão com receio de terem queda nas vendas. “Primeiro foi aquela demora para colocar esse asfalto novo, um sufoco pra gente que vive do dia a dia, vendendo. Agora, com essa avenida estreita, os carros vão avançar pro nosso lado e vai prejudicar pra nós que trabalha com comida”, reclamou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Eudes Nascimento Eudes Nascimento

O que diz a Strans

Em entrevista ao GP1, o superintendente da Strans, Carlos Daniel, afirmou que a previsão é que os corredores exclusivos sejam entregues até o final do ano nas regiões sudeste, leste e norte de Teresina. Segundo ele, alguns problemas de execução causaram uma demora no andamento das obras nos corredores já citados.

“Nós estamos prevendo a entrega desses corredores da Avenida Duque de Caxias, Presidente Kennedy e João XXIII até o final do ano. Nós tivemos algumas dificuldades de ordem de execução, por conta da firma, algumas dificuldades financeiras da empresa [Dantec], mas nada que vá impedir a finalização da obra. Houve ainda demora por parte da Caixa na análise da adequação das planilhas, pelo fato de todas os contratos serem com a Caixa”, respondeu.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Carlos Daniel Carlos Daniel

O superintendente ressaltou que algumas obras iniciadas em 2015, como foram relatadas no início da reportagem, já foram finalizadas. Ele se refere aos corredores já entregues à população e que não há atraso em todas as execuções. “Nós esperamos até o mês de setembro estar com a zona sudeste totalmente concluída, até novembro a zona leste e a zona norte, como demorou um pouco a Avenida Rui Barbosa, a gente espera até dezembro, no mais tardar no início do próximo ano entregar”, acrescentou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.