Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho diz que várias obras estão previstas em Teresina

O prefeito afirmou que a prefeitura não possui muitos recursos para a realização de obras e que por isso o dinheiro será aplicado principalmente para terminar os investimentos já iniciados.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) afirmou nessa quarta-feira (9) que estão previstas várias obras na cidade de Teresina neste ano de 2019, como a finalização da galeria da zona leste e a construção de uma nova ponte.

Uma das principais obras que estão sendo realizadas é a da galeria da zona leste, que tem como um dos principais objetivos, diminuir os alagamentos da região. O prefeito explicou que a obra iniciada no ano passado, será paralisada em decorrência do período de chuvas. O objetivo é reduzir em 80% os problemas de drenagem nessa região.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“O eixo principal da galeria é paralisado agora, só é retomado após o período das chuvas, que nós acreditamos que seja no início de maio, mas nesse período nós vamos dar sequência as galerias que são secundárias, galerias que trazem outras áreas pluviais para esse eixo principal, como por exemplo, lá da Homero Castelo Branco, galerias que vem da Jóquei Clube. A galeria está com pouco mais de 1km, ela passará no Poti, passa pela Avenida Cajuína, ela vem por trás do Teresina Shopping em canal aberto, depois ela fica fechada na João XXIII e vai até a Jacaúna [loja]. Ela vai cruzar a João XXIII, prosseguir na Eustáquio Portela e vai cruzar na sequência a Pedro Almeida e vai cruzar a Jóquei Clube, chegando na Praça do Prefeito e chegando um pouco mais na Área Leão”, afirmou.

O prefeito afirmou que a prefeitura não possui muitos recursos para a realização de obras e que por isso o dinheiro será aplicado principalmente para terminar os investimentos já iniciados e em outras obras mais importantes.

“Nós temos recursos para fazer a reforma de todo o Mercado Central. Temos recursos para terminar o Museu da Imagem e Som, vamos fazer dois calçadões importantes, vamos trabalhar as calçadas e vamos fazer a ciclovia do Centro. Já estamos licitando o Parque da Floresta Fóssil, vai ser outra beleza, juntamente com o Parque da Cidadania, com o Parque Potycabana. Temos a ponte que está sendo licitada agora, que liga a zona norte a Universidade Federal do Piauí, nós temos o viaduto que está sendo feito na Barão de Gurguéia com a BR 343. Nós temos novas avenidas, a Ulisses Marques, nós estamos fechando a Rossini Morada. A Via Sul está sendo feita, vai ser expandida, sendo levada da saída do CEFAPI até a Ponte Ancelmo Dias, depois da ponte até a entrada do Parque Sul, enfim, eu acho que nós vamos dar continuidade a maior onda de investimento da história de Teresina”, disse o prefeito.

Retirada de famílias para construção de ponte

A Prefeitura de Teresina informou que irá iniciar em abril a construção de mais uma ponte que irá ligar a zona norte de Teresina com a zona leste. A ponte irá iniciar no bairro Água Mineral, passando pelo Rio Poti e ligando a uma área próxima ao setor de esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para isso algumas famílias precisam ser retiradas da região.

“Já houve um diálogo inicial com as famílias e a gente vai buscar formas alternativas, ou indenização do valor dos imóveis, ou a busca de imóveis dentro dos projetos habitacionais da própria prefeitura. Então esse é um processo que exige diálogo, exige muita tranquilidade, um contato muito grande com as famílias, um contato muito grande com as lideranças comunitárias para que a gente possa fazer essa intervenção que melhora e valoriza toda a zona norte, mas também respeitando o direito das pessoas que porventura vão ter que ser reassentadas”, explicou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Construção de nova ponte na cidade de Teresina inicia em abril

Trecho da João XXIII será interditado para avanço da obra de galeria

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.