Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Mutirões de saúde promovem testes rápidos de HIV em Esperantina

As ações fazem parte da campanha Dezembro Vermelho.

Com o intuito de sensibilizar a população em relação ao HIV e ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis), a Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à campanha Dezembro Vermelho nesta quarta-feira (12). A ação ocorreu no Mercado Público Municipal, com a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim, a campanha Dezembro Vermelho visa promover a comunicação com a sociedade esperantinense, trocando informações sobre prevenção e também sobre diagnóstico e tratamento. “Infelizmente, a incidência da Aids continua aumentando em todo Brasil. Por isso, a Prefeitura de Esperantina quer fortalecer essa luta, através da informação e da prevenção. Toda a sociedade pode fazer parte da campanha”, afirma.

  • Foto: Divulgação/AscomDezembro Vermelho em Esperantina Dezembro Vermelho em Esperantina

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil. “A partir do momento que temos consciência sobre a doença, ou seja, formas de contágio, cuidados a serem tomados e formas de tratamento, passamos a nos cuidar mais. Em casos de dúvidas, devemos procurar ajuda, o mais rápido possível, uma vez que hoje o portador do HIV pode ter uma boa qualidade de vida”, salienta.

No Mercado Municipal, Elizângela conta que a experiência foi positiva, uma vez que o público foi muito receptivo com a temática. “No local, a equipe de saúde orientou as pessoas, fez entrega de preservativos e a realização de testes rápidos para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Lembrando que, em situações de risco, qualquer cidadão pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima durante todo o ano”, explica.

  • Foto: Divulgação/AscomMutirões de saúde promovem testes rápidos de HIV em EsperantinaMutirões de saúde promovem testes rápidos de HIV em Esperantina

Estão previstas novas ações de conscientização na Penitenciária de Esperantina, bem como nas Unidades Básicas de Saúde do Conjunto Bernardo Rêgo e da Localidade Sítio do Alegre.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.