Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Firmino Filho planta árvore de número 1 milhão em Teresina

O prefeito Firmino Filho afirmou que tem adotado uma política de arborização e que o ato de hoje foi simbólico, pois representa que a prefeitura já plantou um milhão de árvores na capital pia

Alef Leão/GP1 1 / 11 Prefeito Firmino Filho Prefeito Firmino Filho
Alef Leão/GP1 2 / 11 Sílvio Mendes Sílvio Mendes
Alef Leão/GP1 3 / 11 Vereador Luiz Lobão Vereador Luiz Lobão
Alef Leão/GP1 4 / 11 Kleber Montezuma Kleber Montezuma
Alef Leão/GP1 5 / 11 Banda de música Banda de música
Alef Leão/GP1 6 / 11 Clóvis Júnior Clóvis Júnior
Alef Leão/GP1 7 / 11 Prefeito Firmino FIlho planta árvore de número 1 milhão em Teresina Prefeito Firmino FIlho planta árvore de número 1 milhão em Teresina
Alef Leão/GP1 8 / 11 Firmino Filho planta árvore em Teresina Firmino Filho planta árvore em Teresina
Alef Leão/GP1 9 / 11 Árvore de número 1 milhão é plantada pelo prefeito Firmino Filho Árvore de número 1 milhão é plantada pelo prefeito Firmino Filho
Alef Leão/GP1 10 / 11 Crianças participam de plantio de árvore em Teresina Crianças participam de plantio de árvore em Teresina
Alef Leão/GP1 11 / 11 Luiz Lobão planta árvore em Teresina Luiz Lobão planta árvore em Teresina

O prefeito Firmino Filho (PSDB) realizou um ato simbólico e plantou nessa segunda-feira (30) a árvore de número 1 milhão em Teresina. A árvore foi plantada no Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos, localizado no bairro Mocambinho.

O prefeito Firmino Filho afirmou que tem adotado uma política de arborização e que o ato de hoje foi simbólico, pois representa que a prefeitura já plantou um milhão de árvores na capital piauiense.

“Uma cidade que tem cerca de um milhão de habitantes, ela é três graus mais quente do que a sua zona rural circundante. Então ao longo dos anos a gente já cresceu na nossa temperatura uma média de 2 graus, temos esse desafio enorme pela frente, e não tem só isso, pois temos o efeito do aquecimento global. Se nós já somos uma cidade quente, a tendência é que esse quadro possa se deteriorar nas próximas décadas. É importante que a gente possa ter cada vez mais consciência disso e tomar medidas, como plantar uma árvore, seja no espaço privado ou público. Isso melhora não só na questão da temperatura, mas tem da drenagem”, destacou.

Ele explicou que tem tomado medidas para evitar o crescimento desordenado da cidade de Teresina. “Basicamente temos uma cidade que cresce e a prefeitura há 3 anos congelou o perímetro urbano e isso vai permitir que diminua muito a expansão sobre a zona rural. Se pode perceber que a prefeitura se espalhou demais e esse é um desafio presente, existem várias cidades no mundo a fora que congelaram o perímetro urbano, e até diminuíram”, explicou o prefeito.

Clóvis Júnior, coordenador de arborização da Prefeitura de Teresina, explicou que se trata de “uma marca histórica em que a prefeitura, de uma forma geral, e a população está dando um exemplo de como cuidar da natureza. Nós estamos um período difícil onde se fala em desmatamento, queimada, aumento do aquecimento global. E Teresina junto com a sua população está comemorando o plantio, a doação e a distribuição de 1 milhão de mudas nos últimos 12 anos. Isso traz todos os benefícios que a árvore traz para o meio urbano, questão do microclima, combate à poluição e, principalmente, retoma a natureza, a vida. Então, esse é o fator mais importante, para que Teresina possa, para as próximas gerações, estar cada vez mais verde”, afirmou.

O ex-prefeito Sílvio Mendes falou sobre a importância do marco e fez uma comparação com Nova Iorque, que comemorou o plantio de 50 mil em cinco anos. “É uma festa das mais importantes da cidade por todos os motivos. Fazendo comparações Nova Iorque, que é considerada a capital do mundo, fez uma festa para comemorar o plantio de 50 mil árvores. Teresina comemora hoje no Parque Matias Matos 1 milhão de árvores. Isso veio do tempo que eu estava na prefeitura, até agora com o Firmino”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.