Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Escolas registram baixa frequência no retorno presencial em Teresina

Escolas se preparam para fazer modelo presencial de aulas, mas a presença foi baixa em algumas unidades.

O retorno das aulas presenciais obrigatórias para o 3º ano do Ensino Médio nas escolas públicas do estado não aconteceu em todas as unidades na segunda-feira (18). O centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, localizado no bairro Dirceu II, zona Sudeste, foi uma das escolas que não tiveram os alunos na sala de aula.

A portaria emitida pela Secretaria Estadual da Educação do Estado (Seduc) determinava que a volta obrigatória estava prevista para acontecer na quarta-feira (18). O CETI Didácio Silva informou que não retornou ao modelo presencial no dia 18, pois ainda estava se organizando para receber os discentes.

Segundo a diretora do CETI Didácio Silva, Tetê Castro, os 250 alunos matriculados no 3º estão assistindo as aulas em casa, para que a escola seja adequada para o retorno presencial. Ainda de acordo com a diretora, a escola fisicamente está preparada, o que está faltando é dividir as turmas por conta da grande quantidade de alunos em cada sala, já que a escola conta com turmas de quase 50 alunos e devido ao distanciamento essa quantidade será reduzida pela metade para cada sala.

“A escola já conta com pias instaladas em todos os corredores, tem o dispense de sabão líquido e papel toalha para enxugar as mãos. Além disso, tem o dispense de álcool gel, tanto espalhados pela escola, quanto dentro das salas de aulas. A escola recebeu recursos para estar investindo nessa parte para manter o protocolo de segurança e higienização das mãos, assim como temos mascaradas descartáveis disponíveis na escola. Então, como todos os alunos devem retornar teremos de aumentar a capacidade da sala para 25, sendo que uma sala comporta 50 anos, assim ficará 25 no grupo 1 e no grupo 2, que virão uma semana presencial e outra online”, explica a gestora.

Tetê Castro disse que para a terça-feira (19), a escola já tinha um evento marcado que era o projeto “Cinema na Escola” e por conta disso as aulas só aconteceriam nesta quarta-feira (20).

O Centro de Educação de Tempo Integral Didácio Silva conta com 753 alunos distribuídos em 16 turmas e apenas no 3º do Ensino Médio se concentram 250 discentes. Mesmo com o retorno presencial obrigatório, a escola vai continuar proporcionando as aulas online para os alunos que optarem por não retornar as aulas presenciais.

“Como nós temos uma grande quantidade de turmas, tivemos que dividir em dois turnos, no qual o 1º ano estão assistindo aula pela manhã de 7h30 às 14h30 e o 2º ano assiste aula a tarde, sendo de 13h às 18h. E o momento em que a aula está acontecendo 7:30 da manhã para os alunos presenciais, também está sendo transmitida para os alunos que estão em casa, de forma que os professores não excedam sua carga horária”, relatou a diretora.

A gestora ainda complementou que a maioria dos pais se opuseram ao retorno obrigatório das aulas, exceto alguns que ainda questionam o porquê do retorno já que a ainda não houve a cobertura vacinal completa. Porém, os alunos que ainda não se vacinaram com as duas doses ou que tenham comorbidades poderão permanecer de forma remota, conforme comprovação através de documento.

Tetê Castro destaca que a maioria dos alunos estão ansiosos para a volta às aulas, já que muitos não tiveram a oportunidade de ter contato com a escola e com os colegas de turma, pois quando fizeram o teste para se inscrever na instituição de ensino logo veio a pandemia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.