Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Trabalhadores terceirizados da UFPI denunciam atraso de salários

De acordo os funcionários, os salários, vale-alimentação e vale-transporte não são pagos desde janeiro.

Funcionários da empresa Lima Verde & Silva Serviços denunciaram ao GP1 na manhã desta sexta-feira (07), que seus salários estão atrasados há vários meses. A empresa presta serviços à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com o relato dos funcionários, os salários, vale-alimentação e vale-transporte não são pagos desde janeiro. O atraso desses pagamentos têm posto cerca de 50 famílias em situação de endividamento.

Foto: Alef Leão/GP1UFPI
UFPI

"Já são quatro meses que nós funcionários estamos trabalhando sem receber nada. Não recebemos nem salário, nem ticket e muito menos os vales. A empresa não diz nada, não se manifesta. Não sabemos mais o que fazer", relatou um trabalhador.

O que diz a empresa Lima Verde & Silva

O GP1 entrou em contato com a Lima Verde & Silva. Segundo o empresário Darlan Fernandes, um dos sócios da empresa, os atrasos correspodem a dois meses e ainda não foram pagos por conta do atraso do repasse da UFPI.

“Em dezembro eles erraram uma nota e não foi paga por conta de um erro do sistema deles. Esse pagamento, nós viemos receber em março. Nossos funcionários estão sem receber dois meses, fevereiro e março. Tivemos uma reunião com o reitor e não adiantou nada”, relatou.

O que diz a UFPI

O GP1 entrou em contato com a Universidade Federal do Piauí na tarde desta sexta-feira (07). Segundo o diretor administrativo da Pro Reitoria de Administração (PRAD), Alberto Dias, a empresa Lima Verde & Silva não apresentou os documentos solicitados pela universidade e por isso não foi feito o repasse. "A empresa não pode vincular o pagamento de salário ao recebimento de repasses da universidade. A empresa tem que ter o caixa necessário para viabilizar o pagamento de seus funcionários. Houve um atraso da universidade no processo de pagamento, mas por responsabilidade da empresa. Para que a gente proceda com o pagamento das empresas, o fiscal do contrato deve reunir vários documentos. A partir desses documentos é aberto um processo administrativo na universidade para que se proceda o com o pagamento à empresa. A empresa não entregou todas as documentações e nós ficamos impedidos de proceder com o pagamento. É importante frisar que o fiscal do contrato entrou em contato várias vezes com a empresa para que fossem recolhidos esses documentos, mas os documentos não foram entregues a universidade", relatou.

Ainda segundo Alberto Dias, a UFPI vai realizar o pagamento diretamente para os funcionários terceirizados e vai fazer a rescisão do contrato com a empresa Lima Verde & Silva. "Eles cometeram dois erros. O primeiro é não pagar os funcionários e o segundo é não ter entregado os documentos para que pudéssemos realizar os repasses. Dessa forma, nós abrimos um processo de sanção contra a empresa por conta dos atrasos dos pagamentos dos salários e abrimos o processo de rescisão do contrato. A terceira medida que vamos tomar será proceder com o pagamento direto aos funcionários. Estamos dando viabilidade para esse processo e vai ocorrer o pagamento na conta deles. Queremos resolver essa demanda o mais rápido possível. Somente no dia 27 de abril foi pago o salário de janeiro eles estão sem receber fevereiro, março e abril. Estamos tomando todas as medidas possíveis para minimizar os danos causados aos funcionários", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.