Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Alunos de Química da UFPI realizam evento com escolas públicas de Teresina

Os estudantes fazem parte do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Piauí.

Estudantes que fazem parte do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Química, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram um evento virtual com vários alunos do ensino médio de três escolas públicas de Teresina. O evento aconteceu no dia 18 de junho em alusão ao Dia do Químico.

De acordo com o coordenador do programa, professor Dr. Janildo Lopes Magalhães, o evento contou com palestras, discussões e uma gincana envolvendo os alunos de três escolas da capital, onde os estudantes do curso de química lecionam como estagiários da educação.

“Nós trabalhamos cerca de dois meses para realizar esse evento, que contou com palestras, mesas e uma gincana virtual. Por causa da pandemia, nós tivemos que optar pelo formato virtual. A gente faz essas intervenções justamente para melhorar o ensino nessas escolas, além de promover essa interação entre a universidade e a comunidade. As atividades são concentradas em ensinar a ciência de forma lúdica, até porque a química tem uma dificuldade para os alunos entenderem”, comentou o coordenador.

A gincana virtual contou com a participação das escolas CETI Professor Joca Vieira, CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde e Unidade Escolar Gervásio Costa.

PIBID

O Programa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma parceria entre a Fundação Capes e instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI). No curso de Licenciatura em Química da UFPI, cerca de 30 estudantes fazem parte do programa.

“Na química são 24 alunos bolsistas e até 6 voluntários que atuam nessas três escolas. Eles são estagiários nessas unidades de ensino. A grande vantagem disso é justamente para iniciar eles na docência. A participação desses estudantes nas escolas é magnifica, porque eles já se preparam para a realidade das escolas e começam a perceber como é a vida de professor”, finalizou o coordenador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.