Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Setut diz que empresas operaram com frota 140% maior nas eleições

O Setut culpou a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) por não ter oficiado as empresas.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou nesta terça-feira (04), por meio de nota, que as empresas operaram com uma frota 140% maior do que o normal no último domingo (02), primeiro turno das eleições.

O Setut culpou a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) por não ter oficiado as empresas com pelo menos cinco dias de antecedência, mas garantiu que a frota que rodou no último domingo foi superior ao necessário.

Foto: Reprodução/Google MapsSetut
Setut

Ainda conforme o Setut, a frota de ônibus saltou de uma média de 25 carros para 58, representando 26% da frota, enquanto em domingos normais a frota circulante é de apenas 11%.

Presidente do TRE-PI mandou investigar suspeita de boicote

A manifestação do Setut ocorre após o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Erivan Lopes, determinar investigação para apurar se houve um boicote aos ônibus com o intuito de prejudicar a locomoção dos eleitores que necessitam do transporte coletivo no primeiro turno das eleições.

No sábado (01), o presidente do TRE-PI deferiu liminar a pedido do Ministério Público Eleitoral, determinando que as empresas de transporte coletivo de Teresina mantivessem o serviço em níveis normais, sem redução específica, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil por hora.

Segundo o desembargador Erivan Lopes, após conceder a liminar, ele determinou que um oficial de Justiça fizesse uma vistoria para verificar se a decisão estava sendo cumprida, no entanto, o que se viu foi uma espécie de “boicote” para impedir que os eleitores que necessitam do transporte público pudessem votar. “No sábado eu recebi uma representação por parte do Ministério Público, despachei, mandei notificar as empresas, hoje determinei que o oficial de Justiça fizesse a visita para fazer essa verificação e me parece que houve uma espécie de boicote no transporte”, informou o presidente do TRE-PI.

Confira a nota do Setut na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que, mesmo não tendo a STRANS oficiado às concessionarias em tempo hábil e, de acordo com as determinações legais, todos os consórcios e/ou empresas, dispenderam grandes esforços, juntamente com os trabalhadores, para poder operar uma frota 140% maior do que a frota especificada para operar aos domingos. O regulamento dos serviços de transporte determina, quando de modificações na frota e no pessoal, que as empresas sejam notificadas com pelo menos 05 dias de antecedência da data necessária.

O SETUT reitera que a operação com frota reforçada atendeu com folga a demanda de passageiros do último dia 02 de outubro, e que os serviços foram prestados em quantitativos superiores ao necessário, apesar da falta de compromisso da Prefeitura da capital com a regularização financeira dos altos débitos existentes para com as concessionárias.

A frota saltou de uma média de 25 carros para 58, segundo o apurado na bilhetagem eletrônica. Em um domingo normal a frota circulante é de 11%, e nesse domingo de eleições houve circulação de 26%.

A entidade reafirma o seu compromisso com o transporte público e que tem se dedicado a atender, da melhor forma possível, aos anseios e necessidades dos clientes/ passageiros em Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.