Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Erivan Lopes manda investigar suspeita de boicote ao transporte público

Presidente do TRE-PI disse que a suspeita é que houve uma trama para impedir os eleitores de votar.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Erivan Lopes, afirmou em entrevista à imprensa na noite desse domingo (02), que determinou investigação para apurar se houve um boicote aos ônibus com o intuito de prejudicar os eleitores que necessitam do transporte coletivo para se locomover.

No sábado (01), o presidente do TRE-PI deferiu liminar a pedido do Ministério Público Eleitoral, determinando que as empresas de transporte coletivo de Teresina mantivessem o serviço em níveis normais, sem redução específica, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil por hora.

Segundo o desembargador Erivan Lopes, após conceder a liminar, ele determinou que um oficial de Justiça fizesse uma vistoria para verificar se a decisão estava sendo cumprida, no entanto, o que se viu foi uma espécie de “boicote” para impedir que os eleitores que necessitam do transporte público pudessem votar. “No sábado eu recebi uma representação por parte do Ministério Público, despachei, mandei notificar as empresas, hoje determinei que o oficial de Justiça fizesse a visita para fazer essa verificação e me parece que houve uma espécie de boicote no transporte”, informou o presidente do TRE-PI.

Foto: Divulgação/AscomPresidente do TRE, desembargador Erivan Lopes
Presidente do TRE, desembargador Erivan Lopes

O presidente do TRE-PI garantiu que se for comprovado que houve essa irregularidade com o intuito de prejudicar o eleitor, as empresas serão responsabilizadas. “Isso está em investigação. O que eu posso assegurar é que se tiver,de fato, havido essa trama para prejudicar o eleitor as empresas serão responsabilizadas civil e criminalmente”, garantiu Erivan Lopes.

Balanço das eleições

O desembargador Erivan Lopes fez um balanço positivo das eleições 2022. Segundo ele, não foram registradas ocorrências relevantes e todo o pleito ocorreu de maneira tranquila, tanto na Capital, quanto no interior do Piauí. “Foi uma eleição muito positiva. Nós tivemos um planejamento estratégico muito cuidadoso na parte de logística, de distribuição de urnas, de sistema de segurança, que foi um aparato de mais de 8 mil homens que atuaram no Piauí, na parte de auditoria de urnas, nós fizemos auditoria em 20 urnas, tudo sem nenhuma intercorrência significativa. Na parte policial nós tivemos duas ou três autuações por infração ao código eleitoral, uma delas o eleitor fez uma selfie no momento da votação. Houve outras duas zonas eleitorais em que tivemos boca de urna, mas foi coibido de imediato e foi feita a prisão do infrator”, destacou Erivan Lopes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.