Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Casa de Custódia ultrapassa capacidade de detentos, diz Sinpoljuspi

Nesta terça-feira (05), cerca de 10 presos conseguiram fugir de um dos pavilhões da penitenciária.

A Penitenciária José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, localizada na zona sul de Teresina, que registrou uma fuga de dez detentos na madrugada desta terça-feira (05), enfrenta o problema da superlotação com mais de 800 presos dentro da unidade prisional.

Em entrevista ao GP1, o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, explicou que a antiga Casa de Custódia tem capacidade somente para 336 presos. No entanto, a unidade está abrigando atualmente cerca de 800 detentos, mais que o dobro da capacidade.

Foto: Alef Leão/GP1Presidente do Sinpoljuspi Vilobaldo Carvalho
Presidente do Sinpoljuspi Vilobaldo Carvalho

“A antiga Casa de Custódia é um local que tem preso de todos os níveis de periculosidade. Então normalmente ali vai ter preso acusado de homicídio, de roubo e outros crimes. É importante ressaltar a elevada carência de pessoal, tanto de policiais penais, quanto de policiais militares, considerando ali uma unidade que tem apenas 336 vagas e tem mais de 800 presos. Um pavilhão que era pra ter 16 e que tinha 30, que era um pavilhão pequeno lá atrás, que é o chamado I”, explicou.

O presidente do sindicato também cobrou mais segurança nas unidades prisionais por parte do Governo do Estado e reivindicou a nomeação dos novos policiais penais aprovados no concurso de 2016. “É uma situação adversa, que merece atenção por parte do Governo do Estado, para que a segurança das unidades sejam reforçadas. Nós estamos aí com os policiais penais no curso de formação que já deveriam estar trabalhando e reforçando a segurança das unidades prisionais há muito tempo", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.