Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia Civil prende professor acusado de estuprar aluno em Teresina

O crime aconteceu na Escola Municipal Monteiro Lobato, na zona sul, onde o professor lecionava.

A Polícia Civil do Piauí prendeu, na manhã desta sexta-feira (06), um professor acusado de estuprar um aluno do sexo masculino de apenas 8 anos de idade na Escola Municipal Monteiro Lobato, na zona sul de Teresina. O GP1 apurou que trata-se do professor Villeneuve Ribeiro Alberto, de 58 anos.

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, as investigações do caso tiveram início logo após a denúncia de abuso sexual e nesta sexta foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra o docente, além de um mandado de busca e apreensão. Outra professora, que não teve a identidade revelada, foi denunciada por prevaricação, por ter conhecimento do caso e não denunciar às autoridades competentes.

Foto: Alef Leão/GP1Matheus Zanatta
Matheus Zanatta

"Houve o registro do Boletim de Ocorrência pela genitora da criança em março, informando que seu filho havia sido estuprado por um professor de uma escola municipal de Teresina. A Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente abriu inquérito policial para colher os elementos de informação e verificar a veracidade dos fatos e requisitou exame pericial que, inclusive, deu positivo para o estupro. Um fato que chamou atenção é que a criança afirmou que o professor a ameaçou, caso contasse alguma coisa para a família e ainda bateu nela. Nós pedimos um exame e também deu positivo para a agressão. Hoje o intuito foi fazer a apreensão de objetos eletrônicos e também do celular, de onde nós vamos fazer uma extração desse conteúdo, e trazer mais elementos para a investigação", explicou.

De acordo com Matheus Zanatta, o inquérito policial será relatado na próxima semana, com o indiciamento do professor Villeneuve Ribeiro Alberto, por estupro de vulnerável, além de uma professora que tomou conhecimento do crime e prevaricou, deixou de denunciar e cessar a ocorrência dos atos contra a vítima.

Ao GP1, o delegado ainda ressaltou a importância dos pais estarem vigilantes ao comportamento dos filhos. “Eu acredito que os pais precisam estar presentes no dia a dia da criança, conversar com a criança, alertar sobre esse tipo de ocorrência na escola, conversar com as professoras se a criança tiver algum comportamento que destoe do normal, se ocorreu algo na escola e principalmente alertar para tentar evitar esse tipo de crime, que é um crime hediondo, ocorra", explicou.

Entenda o caso

Um professor foi afastado após ser acusado de abusar sexualmente de um menino de 9 anos na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro Angelim, zona sul de Teresina. Na tarde do dia 20 de abril, pais e mães de alunos se dirigiram até a unidade de ensino para cobrar um posicionamento da direção e da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Foto: Alef Leão/GP1Escola Municipal Monteiro Lobato
Escola Municipal Monteiro Lobato

O GP1 conversou com o conselheiro tutelar Moisés Leal e ele informou que o caso já estava sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). “O professor foi afastado e foram tomadas todas as providências, a prefeitura deu total apoio às autoridades policiais que apuraram o caso, que já foi comunicado ao Juizado e a delegacia tomou todas as providências. Pelas informações que foram repassadas pela escola em um relatório ao Conselho Tutelar, tudo ocorreu no mês passado e ele foi afastado a partir do momento que chegou ao conhecimento da direção da escola”, explicou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.