Fechar
GP1

Teresina - Piauí

COE Municipal mantém flexibilização do uso de máscaras em Teresina

Segundo o COE, não há no momento dados preocupantes quanto a disseminação do coronavírus na Capital.

O Comitê de Operações Especiais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) decidiu em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (03), manter a flexibilização do uso de máscaras em Teresina.

O coordenador médico do COE Municipal, Walfrido Salmito, explicou que não há no momento dados preocupantes quanto a disseminação do coronavírus, por isso, a flexibilização foi mantida. “Depois de uma reunião com os membros do COE nós decidimos manter as coisas como estão. Não vamos fazer nenhuma revogação no momento. Os dados da cidade de Teresina são bons, a gente tem poucas internações, estamos há mais de duas semanas sem óbitos. Tivemos duas semanas com praticamente só um óbito e a gente resolveu manter a flexibilização do uso. Obviamente, que isso não impede que os idosos, os que tem comorbidades, os pacientes sintomáticos respiratórios ou com covid positivo, de usar a máscara e também os contatos desses pacientes devem manter o uso de máscara. O restante ainda não temos números que nos dê suporte na cidade de Teresina para essa mudança, mas a vigilância em todos os casos está recomendada”, explicou Walfrido Salmito.

Foto: Alef Leão/GP1Walfrido Salmito, Coordenador do COE
Walfrido Salmito, Coordenador do COE

Walfrido Salmito disse, no entanto, que os dados continuarão sendo reavaliados. “Na próxima sexta-feira a gente reavalia todos os dados. A Fundação Municipal de Saúde e o Comitê de Operações Emergenciais farão uma avaliação diária. Se na sexta-feira que vem a gente tiver mudanças nesses números, a gente certamente vai fazer uma reavaliação das medidas não-farmacológicas”, completou o coordenador.

Foto: Alef Leão/GP1Dr. Gilberto Albuquerque
Dr. Gilberto Albuquerque

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a instituição continua vigilante e monitorando os casos de covid-19 na Capital. “Nós continuamos vigilantes, nós continuamos com a estrutura hospitalar montada, pronta para atender os casos que complicam, continuamos ofertando a vacinação para aqueles que ainda não tomaram a terceira ou quarta dose, continuamos vigilantes em qualquer tendência que possa haver de aumento dessa doença. Estamos aqui a postos com toda a equipe”, destacou Gilberto.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.