Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Membro do PCC preso na Operação Soldado do Morro executou traficante

Segundo o delegado Luccy Keiko, o próprio preso declinou de sua participação na morte do traficante.

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, revelou em entrevista ao GP1 na manhã desta quinta-feira (28), que um dos quatro alvos da “Operação Soldado do Morro”, identificado como Ryquelmy Euller Sousa Cardoso foi o responsável pela execução do traficante Danilo Alves Cardoso, de 42 anos, morto com 10 tiros no dia 6 de julho de 2022, na Vila Meio Norte, zona leste de Teresina.

Segundo Luccy Keiko, o indivíduo, Ryquelmy é membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). “Foram realizadas quatro prisões muito importantes, quatro indivíduos que atuam em facções. O Greco iniciou uma investigação há algum tempo para apurar o crime de organização criminosa conexa com o tráfico. No decorrer dessa investigação surgiu esse individuo Ryquelmy. Esse Ryquelmy seria integrante do PCC e conforme o que foi sendo apurado pelo Greco, havia indícios de que ele teria participado da morte de um comerciante na Vila Meio Norte [Danilo Alves]”, informou o delegado geral.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíLuccy Keiko
Luccy Keiko

O delegado geral informou que o próprio Ryquelmy já declinou da participação dele no homicídio de Danilo Alves e inclusive apontou onde estava a arma que teria sido utilizada no crime. “No decorrer das buscas apreendemos duas armas de fogo e após serem conduzidos ao Greco, já temos notícias de que o Ryquelmy já passou a declinar a participação dele nesse homicídio ocorrido na Vila Meio Norte e no homicídio ocorrido anteontem na região da Pedra Mole. Declinou inclusive que a arma utilizada seria uma das armas apreendidas, um revólver calibre 38. Essa arma será encaminhada para a perícia e vamos tentar fazer a micro comparação balística”, revelou Luccy Keiko.

Investigações

Conforme o delegado geral Luccy Keiko, as quatro prisões efetuadas no âmbito da “Operação Soldado do Morro” foram resultado de investigação do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíLuccy Keiko
Luccy Keiko

“Depois do homicídio na Vila Meio Norte, o Greco intensificou as investigações, viu quem participava junto com ele [Ryquelmy] em outros crimes, além do tráfico de drogas, possíveis assassinatos e no crime geral de organização criminosa. Ele representou pela prisão temporária, no prazo de 30 dias de quatro pessoas. Na manhã de hoje, juntamente com o DHPP, que começou a fazer essa apuração integrada com eles, cumpriram os quatro mandados, ressaltando que dentro desses quatro já haviam dois indivíduos com antecedentes criminais já com mandados expedidos em razão de outros crimes, inclusive um deles com condenação pelo crime de roubo”, ressaltou Luccy Keiko.

Policiamento intensificado

Luccy Keiko ressaltou que com essas prisões, a tendência é que os crimes diminuam na região do bairro Pedra Mole. “Essas prisões tendem a dar uma acalmada na região da Pedra Mole e as investigações tendem a se estender para que a gente verifique os outros parceiros deles nesses crimes. Nosso foco é a atuação forte contra essas facções que estão de digladiando”, frisou o delegado geral.

O delegado disse também que Teresina estava com tendência de queda no número de homicídios no segundo semestre, no entanto, com as mortes que aconteceram no último sábado (23), esse índice voltou a aumentar. Luccy Keiko ponderou, no entanto, que o número de latrocínios diminuiu drasticamente, visto que são membros de facções rivais que estão se matando.

“Teresina estava com tendência de queda no segundo trimestre. Essas mortes que ocorreram nos últimos dias destoaram dessa tendência e é justamente por isso que estamos fazendo esse trabalho mais forte para voltar à normalidade. A notícia boa é que o número de latrocínios tem diminuindo. Temos uma diminuição de 30% de latrocínios. Isso demonstra é que quem está morrendo é quem está no mundo do crime. Se o indivíduo entra para essa vida de facção, de tráfico, a tendência é que ele venha a ser morto por um rival”, pontuou Luccy Keiko.

Luccy Keiko frisou ainda que conversou com o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Sheiwan Lopes, para que o policiamento seja intensificado nas áreas onde mais ocorrem homicídios.

“Na última terça-feira nós nos reunimos dentro do DHPP para que essas informações fossem exauridas sobre os últimos acontecimentos. Também vale ressaltar que a Polícia Militar tem se preocupado muito com isso e nos procurou no DHPP para verificar como poderia ajudar nesse enfrentamento. Pedimos ao coronel Sheiwan para que ele reforçasse o policiamento naquelas áreas onde teriam ocorrido mais homicídios recentemente para que dê tempo a investigação fluir, a gente identificar os autores e prender”, completou o delegado geral da Polícia Civil do Piauí.

Morte do traficante

Um traficante identificado como Danilo Alves Cardoso, de 42 anos, foi assassinado com cerca de 10 disparos de arma de fogo no dia 6 de julho na Vila Meio Norte, zona leste de Teresina. Ele era conhecido da polícia por comandar o tráfico de drogas na região e era membro de uma facção criminosa.

Segundo as informações repassadas ao GP1 pelo major Marcos, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, os suspeitos abordaram o criminoso na Rua Santa Teresinha, nas proximidades da horta, e efetuaram os disparos na sua direção.

Danilo Alves ainda foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, mas não resistiu e morreu após dar entrada na unidade de saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.