Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ex-deputada Rejane Dias toma posse no Tribunal de Contas do Piauí

Com a posse de Rejane Dias, a Corte de Contas passa a ter quatro mulheres em seu quadro.

A ex-deputada Rejane Dias (PT) tomou posse administrativa na manhã desta sexta-feira (13) no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) na vaga deixada pelo ex-conselheiro Olavo Rebelo, que antecipou o pedido de aposentadoria do Tribunal de Contas em dezembro do ano passado.

Rejane Dias falou com a imprensa e destacou o trabalho que vai desempenhar à frente da Corte de Contas, que agora passa a ter em seus quadros quatro mulheres e três homens. “Quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus, agradecer a minha família, ao governador Rafael e a Assembleia Legislativa que aprovou o meu nome, por unanimidade, e isso só aumenta a responsabilidade. É uma responsabilidade fazer parte do grupo tão seleto de conselheiros que têm um papel constitucional de fiscalizar e acompanhar as políticas públicas do estado do Piauí, além de julgar as contas”, destacou Rejane Dias.

Foto: Lucas Dias/GP1Rejane Dias toma posse administrativa no TCE-PI
Rejane Dias toma posse administrativa no TCE-PI

Rejane Dias pontuou que sua experiência quanto gestora e sua formação profissional serão importantes no desempenho na nova função, que requer experiência e qualidade técnica para análise das contas públicas. “Quero me dedicar muito, estou entusiasmada em desenvolver um trabalho de excelência, como tudo que eu tenho procurado fazer aonde eu passei. Quero aqui também falar aos 125 mil eleitores [que votaram em mim para deputada]. Eu não imaginava também que viria essa oportunidade, esse convite para assumir essa vaga aqui no Tribunal de Contas. Pesa muito na decisão a questão da família, por ter uma filha com deficiência que precisa dos cuidados da mãe e isso também teve um peso muito grande. Além de preencher os pré-requisitos para assumir uma vaga tão importante, queria ressaltar bem isso, sou formada Administração, em Direito e mestranda em Direito Constitucional. Obviamente, que assumir uma responsabilidade como essa requer muito mais estudo, requer muito mais da Educação, mas trago uma experiência também de quem já foi gestora e de quem atuou em áreas estratégicas para o estado do Piauí”, ressaltou a nova conselheira do Tribunal de Contas do Piauí.

Foto: Lucas Dias/GP1Rejane Dias ao lado do ministro Wellington Dias e família
Rejane Dias ao lado do ministro Wellington Dias e família

O presidente do Tribunal de Contas, Kennedy Barros, destacou o histórico de trabalho da nova conselheira com políticas públicas e afirmou que a partir de agora Rejane Dias passará a atuar como relatora dos processos deixados pelo ex-conselheiro Olavo Rebelo. “Conhecida do piauiense, é uma pessoa com formação na área de administração, na área do direito, bem afeita à implementação de políticas públicas e o Tribunal de Contas tem hoje na sua maior linha de atuação o acompanhamento e, consequentemente, o monitoramento das políticas públicas. A partir de hoje todos os processos que estavam distribuídos para o conselheiro que se despede passam para a conselheira que chega. Então a conselheira Rejane passa a ser titular e relatora de todos os processos que eram da relatoria do conselheiro Olavo Rebelo”, frisou o presidente da Corte de Contas.

A conselheira Flora Izabel pontuou a representatividade feminina da Corte de Contas, que se iguala ao Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul em número de mulheres como conselheiras. “O TCE Piauí recebe mais uma conselheira na Corte e faz do TCE Piauí, juntamente com o TCE do Rio Grande do Sul, o Tribunal com o maior número de mulheres. Aqui nós somos quatro, temos eu, a conselheira Lílian Martins, a conselheira Valtânia Alvarenga e, agora, recebendo a conselheira Rejane Dias”, destacou.

Como fica na Câmara dos Deputados

Ao ter o nome aprovado para o Tribunal de Contas do Piauí, Rejane Dias precisou renunciar ao mandato na Câmara Federal, dando oportunidade ao suplente Mainha de assumir o mandato até o próximo dia 31 de janeiro de 2023.

No entanto, quem permanecerá no cargo de forma definitiva, a partir de 1º de fevereiro, será o suplente Merlong Solano, também do Partido dos Trabalhadores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.