Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dr. Pessoa assina ordem de serviço para construção da ponte no Rio Poti

Segundo a SAAD Norte, o investimento é de R$ 41 milhões e a previsão de conclusão é em abril de 2024.

Alef Leão/GP1 1 / 11 Autoridades na solenidade Autoridades na solenidade
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 11 Jeová Alencar Jeová Alencar
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 11 Enzo Samuel Enzo Samuel
Alef Leão/GP1 4 / 11 Solenidade aconteceu na Prefeitura de Teresina Solenidade aconteceu na Prefeitura de Teresina
Alef Leão/GP1 5 / 11 Dr. Pessoa, prefeito de Teresina Dr. Pessoa, prefeito de Teresina
Alef Leão/GP1 6 / 11 Marcelo Diniz ao lado de Welton Bandeira Marcelo Diniz ao lado de Welton Bandeira
Alef Leão/GP1 7 / 11 Prefeito assinando a ordem de serviço para retomar a obra Prefeito assinando a ordem de serviço para retomar a obra
Alef Leão/GP1 8 / 11 Welton Bandeira Welton Bandeira
Alef Leão/GP1 9 / 11 Welton Bandeira ordem de serviço Welton Bandeira ordem de serviço
Alef Leão/GP1 10 / 11 Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Alef Leão/GP1 11 / 11 Marcelo Diniz ao lado do prefeito de Teresina e Welton Bandeira Marcelo Diniz ao lado do prefeito de Teresina e Welton Bandeira

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou nesta terça-feira (17) a ordem de serviço que garante a retomada da construção de ponte sobre o Rio Poti, que vai ligar o bairro Água Mineral, na zona norte, até a Universidade Federal do Piauí (UFPI) na zona leste de Teresina. O investimento é de 41 milhões e a previsão de conclusão da obra é em abril de 2024.

O prefeito Dr. Pessoa evidenciou que as obras devem começar ainda nesta semana e também, citou outras obras que estão previstas para terem andamento. “[As obras da ponte sobre o Rio Poti] Devem começar nessa semana. Sem dúvidas é uma obra importante que vai integrar a zona leste e norte de Teresina. Nós vamos fazer mais algumas obras porque a zona norte cresceu bastante e vamos fazer uma outra ponte, integrando o Centro com a zona norte de Teresina e já está sendo trabalhado a maquete da obra. Vamos começar várias outras obras, como do Hospital da Mulher e também do Hospital do Servidor Público de Teresina. Além disso, nesses três primeiros meses [de 2023] do ano vamos começar as obras de drenagem do Torquato Neto”, expôs o chefe do Palácio da Cidade.

O secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, relembrou que a obra da ponte sobre o Rio Poti estava paralisada desde março de 2022 e precisou passar por um novo processo de licitação. "A maioria das obras, inclusive essa, nós tivemos que recomeçar do zero, tivemos que fazer uma nova licitação para retomar a obra, ou seja, um processo jurídico complicadíssimo, você terminando um contrato, e depois fazer uma nova licitação para iniciar a obra", começou João Henrique Sousa.

Em seguida, o secretário João Henrique Sousa atribuiu o êxito no processo de licitação da obra ao fato do prefeito Dr. Pessoa ter tido êxito em buscar recursos e recuperar o respaldo financeiro da Prefeitura de Teresina junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. "Em 2022, o prefeito visitou praticamente todos os bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da França, Branco do Brics e começou todo um processo de reaproximação para buscar os recursos. Então, tendo esse processo de recuperação da busca de recursos, tivemos vários êxitos para citar, a exemplo o empréstimo do Banco do Brasil. Então logo depois fomos para CEF com a colaboração do Marcelo, mas isso foi andando, andando e temos uma humanidade de dizer que estamos, as obras que virão, o Dr. Pessoa citou várias aqui, outras obras importantes que estamos fazendo neste instante e temos isso hoje devido ao respaldo financeiro, garantido pelas instituições financeiras nacionais e internacionais", comentou Sousa.

O superintendente da SAAD Norte, Welton Bandeira, afirmou que a obra está prevista para ser concluída dentro de 14 meses. “Essa é uma obra que a gente espera concluir dentro de 14 meses, com valor de R$ 41 milhões. Uma obra criada pelo Consórcio Construir Teresina. Então, espero que em abril [de 2024] a gente inaugure essa obra que a população tanto anseia e precisa de mobilidade urbana”, declarou o superintendente.

O gerente executivo de governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Diniz, reforçou a parceria entre a Caixa e a Prefeitura de Teresina e afirmou que atribuiu a construção da ponte do Rio Poti como uma vitória. “Esse é mais um passo dessa parceria que a Caixa tem junto a Prefeitura de Teresina. Nós não só passamos operações de crédito, junto a avaliação financeira da Prefeitura ou seja, o modo como a Prefeitura está organizada, como também repassamos recursos vindos do próprio Governo Federal, o orçamento geral da União. Então essa luta pela ponte é mais uma vitória", comentou o gerente Marcelo Diniz.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, o vereador Enzo Samuel (PT), também participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço e destacou que os investimentos em mobilidade urbana beneficiam todos os cidadãos teresinenses e que, portanto, são imprescindíveis para tornar Teresina uma cidade do futuro. “É investimento naquilo que eu falo, o investimento em mobilidade urbana também, garantindo mais acesso a todos porque uma obra como essa beneficia toda Teresina. Precisamos de grandes obras como esta, que vem mudando a vida do cidadão teresinense, que vem mudando a nossa mobilidade urbana, que sempre falo que tem que ser um dos principais investimentos daquelas cidades que querem ser cidades do futuro”, frisou o vereador petista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.