Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Lula quer obrigar big techs a identificar conteúdos ‘antidemocráticos’

O objetivo do "Pacote da Democracia" é obrigar as plataformas a retirar conteúdos "antidemocráticos".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (24), a intenção de enviar um pacote com projetos de lei ao Congresso Nacional que preveem a criminalização de publicações consideradas “antidemocráticas” nas redes sociais.

O objetivo do “Pacote da Democracia”, como é chamado, é obrigar que as plataformas de redes sociais façam a remoção de conteúdos que atentem contra “as instituições democráticas”. Os textos estão sendo elaborados por Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, que é liderado pelo ex-governador do Maranhão e ministro, Flávio Dino (PSB).

Atualmente, com o Marco Civil da Internet, as big techs só são responsabilizadas mediante descumprimento de decisão judicial para a retirada de conteúdo. Caso o “Pacote da Democracia” seja aprovado, as próprias redes sociais teriam que identificar e remover os conteúdos por conta própria.

As principais propostas do pacote são: aumentar penas de crimes contra a “ordem democrática”, federalizar a segurança na região central de Brasília, com a criação de uma Guarda Nacional e criminalizar postagens que incitem a violência contra instituições na internet, com a responsabilização de plataformas na internet que não derrubem publicações antidemocráticas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.