Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Secretário cria regime de trabalho na penitenciária de Parnaíba após fuga

A medida foi tomada após fuga de 12 presos da penitenciária de Parnaíba, no dia 31 de dezembro.

O secretário de Justiça do Piauí, Heitor Bezerra, assinou portaria nessa terça-feira (24) que institui regime especial de trabalho na Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz Fontes Ibiapina no período de 25 de janeiro a 28 de fevereiro.

A medida foi tomada após a fuga de pelo menos 12 presos da penitenciária de Parnaíba, no dia 31 de dezembro do ano passado. Eles estavam em uma cela improvisada com outros 20 presos.

Foto: Reprodução/GoogleMapsPenitenciaria Mista de Parnaíba
Penitenciaria Mista de Parnaíba

De acordo com a portaria, o regime especial de trabalho visa “a implementação de protocolos de segurança e rotinas carcerárias, cujo trabalho será coordenado pela Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária – DUAP, através do Grupo Tático Prisional – GTP, e a Gerência da unidade, voltados a minimização dos riscos de sinistros e outras ocorrências prisionais para o resguardo da incolumidade física e mental de todos”.

Ao final do prazo, que poderá ser prorrogado, a DUAP deverá emitir relatório sobre o conjunto de ações desenvolvidas e das providências adotadas, sendo que os casos omissos deverão ser apreciados pela DUAP.

Fuga

Pelo menos 12 detentos conseguiram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, no dia 31 de dezembro de 2022, véspera do Réveillon.

De acordo com a Polícia Penal do Piauí, os 12 detentos estavam em uma cela improvisada com outros 20 presos, totalizando 32. Por meio de nota, a gerência penitenciária afirmou que estava trabalhando com as demais forças de Segurança para recapturar os presos.

Tentativa

Apenas 20 dias depois da fuga, cinco presos tentaram fugir da Penitenciária de Parnaíba. Eles foram capturados pelos policiais da Polícia Militar do Piauí e da Polícia Penal do Piauí.

O vídeo registrado pela câmera de segurança mostra que eles conseguiram escapar da cela em que estavam e usaram lençóis para escalar o muro do local. Ainda é possível observar um outro detento tentando escalar um dos pilares da Penitenciária Mista de Parnaíba.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.