Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Suplente ingressa com queixa-crime contra vereador Antônio José Lira

A queixa-crime foi ajuizada na 8ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, na última segunda-feira (23).

O suplente de vereador Alysson Pêgo ingressou com representação criminal contra o vereador Antônio José Lira por calúnia, injúria e difamação. A queixa-crime foi ajuizada na 8ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, na última segunda-feira (23).

De acordo com Alysson, o vereador passou a macular sua honra depois que ele propôs uma ação judicial, de cunho eleitoral, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para assumir a vaga de José Lira na Câmara Municipal de Teresina.

Foto: Reprodução/FacebookAlysson Pêgo
Alysson Pêgo

Ainda segundo o suplente, Antônio José Lira colocou “toda estrutura democrática em risco, na medida em que fez meras suposições e conjecturas subjetivas, atribuidoras de prática de crime, que minam a confiança e destroem a imagem de pessoas fundamentais ao exercício da democracia”.

Alysson Pêgo pontou que Antônio José Lira expõe diretamente a sua figura, inclusive, com ameaças - como praticante de crimes graves, sem qualquer prova ou verossimilhança do quanto relatado, trazendo sérios prejuízos à sua reputação, com palavras de baixo calão, associando-o a condutas desonrosas e criminosas junto à CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, empresa da qual foi Superintendente Regional no Piauí durante anos.

Interpelação

Pêgo explicou que, inicialmente, entrou com uma Interpelação Judicial Criminal contra Antônio José Lira no dia 17 de maio de 2022, mas que mesmo tendo sido intimado por um oficial de justiça, para prestar esclarecimentos sobre os fatos noticiados, o vereador não se manifestou.

Foto: Helio Alef/ GP1Vereador Antônio José Lira
Vereador Antônio José Lira

Diante da inércia, o juiz da Central de Inquéritos de Teresina, Valdemir Ferreira Santos, determinou a intimação do suplente para propor as medidas cabíveis para propositura da queixa-crime, caso tivesse interesse.

Pedidos

Alysson Pêgo então propôs a queixa-crime requerendo a citação, o interrogatório e, ao final, a condenação do vereador Antônio José Lira nas sanções penais previstas no dispositivo legal.

Ação no TRE

Alysson Silva Pego, suplente de vereador, ingressou com ação de infidelidade partidária junto ao TRE pedindo a concessão de tutela de urgência, sem ouvir o lado contrário, para que Antônio José Lira seja afastado do cargo e ele possa assumir o posto em seu lugar, “pelo fato de comprovadamente ser o legítimo suplente vinculado ao PSD”.

Segundo a ação, Antônio José Lira não teria mais direito a assumir a vaga por ter trocado o PSD pelo Republicanos.

Outro lado

O vereador Antônio José Lira não foi localizado para comentar a representação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.