Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Servidores da PF podem cruzar os braços em todo o Brasil no dia 16 de novembro

A Polícia Federal tem acumulado várias perdas, sobretudo, salariais, que chegam a cerca de 51%.

Delegados, peritos, agentes, escrivães, papiloscopistas e servidores administrativos da Polícia Federal no Piauí realizaram uma manifestação conjunta na sede da superintendência regional, na manhã desta quinta-feira (26), reivindicando a execução da proposta de reestruturação da instituição, que foi apresentada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública no início de 2023, pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

A manifestação faz parte de um calendário de ações que prevê ainda uma paralisação nacional da Polícia Federal, no próximo dia 16 de novembro.

A diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal no Piauí (ADPF-PI), delegada Léa Mesquita, concedeu entrevista ao GP1 e destacou que nos últimos 5 anos a Polícia Federal tem acumulado várias perdas, sobretudo, salariais, que chegam a cerca de 51%.

Foto: Divulgação/AscomManifestação ocorreu em frente a superintendência da PF, em Teresina-PI
Manifestação ocorreu em frente a superintendência da PF, em Teresina-PI

“A nossa proposta é de valorização de todas as carreiras, policial e administrativa, pois a gente vem sofrendo muitas perdas. Nos últimos 5 anos, nós acumulamos, em termos salariais, 51% de perdas comparando com a inflação. Fora isso, a gente vem perdendo direitos históricos na área de aposentadoria e pensão. Então, são carreiras que têm um risco de vida, as atribuições estão aumentando, pois passamos a atuar nas forças integradas nos estados, por exemplo, e em contrapartida não temos valorização nas condições de trabalho, como na valorização salarial. No caso dos delegados, a Polícia Federal, em termos de remuneração, há 10 estados em que a Polícia Civil remunera melhor os seus servidores. Então a Polícia Federal já não é mais referência, pois estamos tendo perdas cada vez mais”, explicou a delegada Léa Mesquita.

Foto: Brunno Suênio/GP1Diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), delegada Léa Mesquita.
Diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal no Piauí (ADPF), delegada Léa Mesquita

Entre os dias 6 e 10 de novembro ocorrerá um ato durante a sessão solene da Câmara dos Deputados, relativa ao Dia do Policial Federal.

Já no dia 16 de novembro, caso a proposta de reestruturação da instituição não seja destravada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, está prevista uma paralisação em frente ao Ministério da Justiça, em Brasília, e nas unidades da Polícia Federal nos estados, de forma simultânea. “Nós temos um calendário de mobilizações que vão ocorrer, simultaneamente, nos estados, mas esperamos que o Governo Federal se sensibilize o quanto antes e confira o justo tratamento aos servidores da Polícia Federal”, ampliou diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), delegada Léa Mesquita.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.