Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia indicia membros do Bonde dos 40 que atiraram em profissionais do SAMU de Teresina

Ao todo, foram indiciados 19 integrantes da facção, por integrar organização criminosa

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) indiciou, no dia 24 de outubro, 19 membros da facção criminosa Bonde dos 40, cinco deles por envolvimento direto no atentado a tiros contra uma enfermeira e um motorista do SAMU, crime ocorrido no dia 15 de julho deste na zona sul de Teresina. O relatório de indiciamento é assinado pelo delegado Francírio Queiroz.

Foram indiciados pelo DRACO: José Camelo de Moura Neto, Paulo Henrique Araújo de Moura, Micherlan Oliveira dos Santos, Alison André de Moura Oliveira, Fellype Ricardo Reis de Oliveira, Francisco Isac Fontenele Noronha da Silva, Luís Fernando de Paiva, José Mailton da Silva de Melo, Idelmar da Silva Sousa, Antônio Francinaldo Oliveira Sousa, Emanuel de Jesus Oliveira Sousa, Francisco Wellington Araújo Lima, Erisvaldo Oliveira dos Santos, Felipe da Conceição Nascimento, José de Ribamar Araújo, Raimundo Alécio Pereira Cândido, Alex André de Moura Oliveira, João Victor Gomes de Freitas e Victor Rangel.

Foto: DivulgaçãoAção do DRACO contra membros do Bonde dos 40
Ação do DRACO contra membros do Bonde dos 40

Todos os 19 faccionados foram indiciados por integrar organização criminosa. Já Paulo Henrique Araújo de Moura, José Camelo de Moura Neto, Micherlan Oliveira dos Santos, Alison André de Moura Oliveira e Fellype Ricardo Reis de Oliveira também foram indiciados por tentativa de homicídio contra a enfermeira Laurimary Caminha Veloso (socorrista do SAMU) e Anderson Marcos Santos Maranhão (motorista da ambulância). Eles também vão responder pela tentativa de homicídio contra Cícero Ferreira Lima Neto, que estava sendo atendido pela equipe do SAMU no momento do atentado.

A Polícia Civil apurou que na noite do dia 15 de julho a equipe do SAMU se dirigiu a região do bairro Santo Antônio para prestar socorro a Cícero Neto, que havia sofrido tentativa de homicídio. Os atiradores, segundo as investigações, eram Micherlan Oliveira dos Santos, vulgo “Boré”, e Alison André de Moura Oliveira, vulgo “Careca”. Eles dispararam todas as munições em direção ao alvo e se evadiram para recarregar a arma, quando retornaram ao local do crime, acabaram atingindo os profissionais do SAMU.

“Os autores não se intimidaram com a presença de agentes públicos e decidiram afrontar o próprio Estado, efetuando diversos disparos em direção a Cícero Neto e à equipe do SAMU, que atingiram a enfermeira (Sra. Laurimary) e o motorista da ambulância (Sr. Anderson)”, consta no relatório da Polícia Civil.

Os investigadores apuraram que Cícero Neto havia recebido sentença de morte do Bonde dos 40. Em depoimentos, foi levantada a informação de que ele teria tentado estuprar uma adolescente e também estaria praticando roubos na Vila Dagmar Mazza, região dominada pela facção.

“Apurou-se que o fato criminoso foi praticado por integrantes da facção criminosa denominada Bonde dos 40, em ação orquestrada para matar Cícero Neto, tendo em vista ‘Decreto de morte do tribunal do crime – Célula criminosa do Bonde dos 40 Na Vila Dagmar Mazza e Região’”, diz outro trecho do relatório de indiciamento.

Atuação dos indiciados

Segundo a Polícia Civil, José Camelo de Moura Neto, vulgo “Neto lourão” ou “Neto camelo” é o líder do núcleo da facção na Vila Dagmar Mazza. Por ele se encontrar preso, Paulo Henrique Araújo de Moura, vulgo “Pompom” ou “Bandido de luxo”, respondia em sua ausência.

Já Fellype Ricardo Reis de Oliveira, vulgo “Parrudo”, é o “disciplina” do núcleo criminoso, responsável por aplicar as punições conforme o Manual Disciplinar do Bonde dos 40, que já foi divulgado em reportagem exclusiva do GP1.

Por fim, Micherlan Oliveira dos Santos (Boré) e Alison André de Moura Oliveira (Careca), foram os membros da facção responsável pela execução da punição contra Cícero Neto, que acabou culminando no atentado contra os profissionais do SAMU.

Diante disso, os cinco foram indiciados por tentativa de homicídio e por integrar organização criminosa. Os outros 14 membros da facção foram indiciados somente por integrar organização criminosa.

“Assim, está demonstrada a existência formal de uma organização criminosa, autodenominada Bonde dos 40, mais precisamente núcleo da Vila Dagmar Mazza e seu entorno, considerada o berço da referida facção no Estado do Piauí, sob a liderança de Neto Camelo. Como se pode notar, trata-se de grupo criminoso estruturalmente ordenado, contando com mais de 4 (quatro) integrantes e caracterizado pela divisão de tarefas, tendo no tráfico ilícito de drogas a sua principal fonte de financiamento”, ressaltou o delegado Francírio Queiroz.

O delegado do DRACO informou no relatório que outros nomes envolvidos com a facção podem surgir, no decorrer de investigações posteriores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.