Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sesapi realiza semana da prematuridade na Maternidade Dona Evangelina Rosa

A campanha do “Novembro Roxo” acontece durante todo o mês, mas concentra ações, no dia 17 de novembro.

Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade e o objetivo é sensibilizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro, informando a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade. A campanha do “Novembro Roxo” acontece durante todo o mês, mas concentra suas ações, principalmente, no dia 17, Dia Mundial da Prematuridade.

No Piauí, as ações estarão sendo realizadas de 13 a 17, na nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.

O roxo é a cor símbolo da causa da prematuridade, que simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Neste ano, o foco é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro. E o tema é "Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares".

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), enquanto o Brasil registrou uma média de prematuridade de 13,0% em 2021 e 13,6% em 2022, no Piauí a média foi de 11,5%, em 2022, e de 12,7%, em 2023, conforme dados verificados até o mês de setembro. Na Evangelina Rosa, 25% dos nascidos vivos são prematuros. No Piauí, em 2022, nasceram 4.809 bebês com menos de 22 semanas a 36 semanas, já neste ano de 2023 até o momento, nasceram 3.700.

As atividades iniciam no dia 13 e seguem até 17 de novembro, com palestras, roda de conversa sobre temas relacionados à prematuridade e oficinas, com a participação de profissionais de saúde, sociedade, familiares de recém-nascidos internados nas unidades neonatais da Maternidade Dona Evangelina Rosa, familiares de bebês prematuros, tutores do Método Canguru, gestores estaduais e municipais, coordenadores de unidades neonatais e diretores de maternidades.

"É com grande entusiasmo que destacamos a importância das ações da campanha de Novembro Roxo na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Esta instituição desempenha um papel fundamental no cuidado de mães e bebês e as ações realizadas aqui têm um impacto direto na vida de muitas famílias. Ao sensibilizar, educar e promover a conscientização sobre a prematuridade e suas implicações, estamos contribuindo para uma assistência de qualidade e mais informada", destaca Carmem Viana, diretora da Evangelina Rosa.

Um pré-natal de qualidade é importante para a redução da prematuridade. “Assim, a Sesapi vem ampliando e planejando ações de sensibilização sobre a importância de um pré-natal bem acompanhado”, pontua Maria da Consolação Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente. Na avaliação dela, o aumento da cobertura é na continuidade do cuidado do neonatal nas regiões vulneráveis, que é um forte aliado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.