Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitura de Teresina trabalha ações focadas nos efeitos das mudanças climáticas

Prefeitura de Teresina realiza neste mês de março, o 1º evento sobre mudanças climáticas, o ClimaTHE.

Prefeitura de Teresina, por meio da Coordenação da Agenda 2030, por determinação do prefeito Dr. Pessoa, vem desenvolvendo estudos que buscam evidenciar ações que visem o enfrentamento às mudanças climáticas. Segundo relatório do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU), atualmente, Teresina enfrenta um cenário de aquecimento que se tornará uma realidade para os demais países do globo apenas em 2030, de acordo com algumas previsões publicadas no Special Report on Global Warming of 1.5°C do IPCC (2019).

Para trabalhar esta pauta e observar o trabalho que vem sendo desenvolvido para a conclusão do Plano de Ação Climático do Município, a Prefeitura de Teresina realiza neste mês de março, o 1º evento sobre mudanças climáticas, o ClimaTHE 2023.

Um estudo vem sendo elaborado através do Consórcio Codex/Icare e nomeado de “Plano de Ação Climática (Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa, Análise de Vulnerabilidades à Mudança do Clima e Plano de Adaptação e Mitigação)”, considerando as características locais e os impactos já sentidos pela população, como o aumento da temperatura no período mais quente do ano.

“É um processo que vem sendo desenvolvido com muita atenção e que busca integrar as pastas da Prefeitura e demais órgãos que trabalham este tema em prol de melhorias para a população. O prefeito Dr. Pessoa tem uma atenção única para cada pauta apresentada e o impacto das ações elaboradas por meio desse estudo serão benéficas para todos, pois nosso objetivo é estar preparados para as mudanças climáticas e seus impactos”, pontuou João Henrique Sousa, secretário Municipal de Planejamento.

ClimaTHE 2023

O CLIMATHE23 surge de uma necessidade da Prefeitura de Teresina de dialogar com a sociedade para tornar a cidade com capacidade de lidar com extremos causados pelas mudanças climáticas, decorrentes das elevadas taxas de emissões de gases do efeito estufa por diversos setores como Indústria, Transporte, Energia, Resíduos e AFOLU (sigla em inglês para Agricultura Florestas e Uso do Solo).

O evento será realizado no dia 20 de Março, no Cine Teatro UFPI, e contará com palestras, mesa redonda e apresentações focadas nas mudanças climáticas. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, dia 06/03.

Leonardo Madeira, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente e coordenador da Agenda Teresina 2030, aponta que a apresentação dos resultados obtidos por meio do estudo é apenas um passo para que haja uma execução efetiva e transparente. ”Estamos ansiosos para apresentar os resultados obtidos para que possamos, de forma colaborativa, dar início aos planos de mitigação. A Agenda 2030 vem buscando olhar para o futuro com um cuidado singular, sempre pensando no melhor para a população teresinense. Entendemos a importância de discutir esse tema com o setor público, privado,academia e a sociedade civil para que possamos traçar com muita objetividade ações que sejam efetivas. Por isso, inserimos esta pauta no calendário da cidade e anualmente vamos ter eventos como esse”, pontuou.

Parcerias

O ClimaTHE23 será uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), CAF (sigla em inglês para Banco de Desenvolvimento da América Latina); Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Centro de Tecnologia (CT/UFPI); Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU/UFPI); Centro de Liderança Pública (CLP); Prefeitura de Niterói; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM); Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e Consórcio CODEX/ ICare.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.