Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Empresa Toppus Serviços é novamente denunciada após demissão de funcionários

Trabalhadores demitidos procuraram o GP1 para relatar que não receberam seus direitos trabalhistas.

Após a publicação de denúncia de funcionários demitidos da Toppus Serviços Terceirizados, que alegavam não terem recebido direitos trabalhistas, nesta quinta-feira (15), o GP1 recebeu mais uma denúncia, de trabalhadores que afirmam não ter recebido a rescisão pelo fim do contrato de trabalho.

Dessa vez, a denúncia partiu de trabalhadores que prestavam serviços para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural no Piauí (Emater), em Teresina. Nossa reportagem conversou com Joziane Cristine, que trabalhava como auxiliar de serviços gerais. Ela contou que foi contratada pela Toppus Serviços em outubro do ano passado e foi desligada da empresa no dia 12 de maio desse ano, contudo, segundo a funcionária demitida, nem ela, nem outras oito pessoas receberam a rescisão e demais direitos trabalhistas.

Foto: GP1Toppus Serviços Terceirizados
Toppus Serviços Terceirizados

“No dia 12 de maio venceu meu aviso prévio e já completou um mês que não recebi a rescisão. Nós não tínhamos nem recebido nosso salário dos dias trabalhados referente a maio. Não foi só eu, tem mais gente, e segunda-feira nós vamos à sede da empresa para saber o que está acontecendo, porque não recebemos os nossos direitos. Se não resolverem, vamos ao Ministério Público do Trabalho”, afirmou Joziane.

A Toppus Serviços Terceirizados tem contratos com o Governo do Estado do Piauí e com a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Emater repassou dinheiro

Ainda conforme a funcionária demitida, as pessoas lesadas entraram em contato com uma representante do Emater, que informou que o órgão já havia repassado o dinheiro para a Toppus Serviços, e que desconheciam a razão do não pagamento dos funcionários.

“A fiscal da Emater ligou para mim dizendo que já repassou o dinheiro para a Toppus e que não sabia qual o problema, o porquê de eles não estarem pagando os funcionários que saíram”, relatou Joziane Cristine.

Outra denúncia

No dia 30 de maio, o GP1 publicou matéria sobre denúncia de mais de 10 trabalhadores dispensados da Toppus Serviços quee não receberam nenhum pagamento. Os funcionários demitidos prestavam serviços no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI).

Pernambuco

Além das denúncias no Piauí, a Toppus Serviços Terceirizados também já foi denunciada por trabalhadores no estado de Pernambuco, onde a empresa presta serviços em escolas da rede estadual.

Recentemente a empresa foi alvo de denúncia de funcionários que prestam serviços à Prefeitura de Jaboatão. Eles reclamam do constante atraso no pagamento de salários, não pagamento dos vales-transportes e auxílio alimentação, além do não pagamento das rescisões trabalhistas dentro dos prazos estabelecidos por lei.

Investigação do Ministério Público do Trabalho

No estado do Pernambuco, a empresa se tornou alvo do Ministério Público do Trabalho (MPT), que investigou o atraso no pagamento de salários dos funcionários da Toppus Serviços, responsável pelos porteiros que trabalhavam nas escolas da rede estadual.

Em portaria assinada no dia 1º de março deste ano, a procuradora do Trabalho Adriana Freitas Gondim deu prazo para o Governo do Estado de Pernambuco prestar informações a respeito dos contratos firmados com a Toppus Serviços e outras empresas terceirizadas.

Outro lado

O GP1 tentou contato com os representantes da empresa pelos números disponibilizados na internet, mas não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.