Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Equatorial realiza aula inaugural da Escola de Eletricistas em Parnaíba

O curso é gratuito, e após a formação, os alunos estarão habilitados conforme as notmas regulamentadoras.

Ocorreu nesta sexta-feira (15), a aula inaugural da nova turma da Escola de Eletricistas 2023, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Parnaíba. O projeto visa a capacitação de novos profissionais do setor elétrico e é resultado de uma parceria da Equatorial Piauí com o SENAI.

O curso é gratuito, e após a formação, os alunos estarão habilitados de acordo com as normas regulamentadoras necessárias para o trabalho com energia elétrica. Além disso, serão trabalhados os aspectos emocionais, as habilidades comunicacionais e interpessoais dos potenciais eletricistas. Os alunos receberão ainda uma ajuda de custo durante o período da capacitação, que terá carga horária de 40h semanais, totalizando 480h do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental.

Foto: Divulgação/AscomEquatorial lança curso de eletricistas em Parnaíba
Equatorial lança curso de eletricistas em Parnaíba

Somente no ano de 2022 mais de 400 novos profissionais foram qualificados para ingressar no mercado de trabalho pelo programa Escola de Eletricistas nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí e Pará. No Piauí, 35% das vagas são destinadas, preferencialmente, para mulheres, o que fortalece o compromisso da companhia com a representatividade feminina e a igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.

As inscrições para o programa iniciaram no mês de julho, com limite de 200 concorrentes as 25 vagas disponíveis para o curso. A previsão é de que mais turmas sejam abertas no ano de 2024.

Foto: Divulgação/AscomEscola de Eletricistas em Parnaíba
Escola de Eletricistas em Parnaíba

Joaquim Milhomem, Gerente de Relacionamento com o Cliente representou o Presidente da Equatorial no evento, Hélio Rafael, e citou a importância da busca por aperfeiçoamento no setor elétrico. “É um dia muito especial, a minha carreira começou quando eu estive no lugar de vocês, como aluno e depois eletricista. Hoje nós temos um mercado de trabalho competitivo, com a concorrência muito grande e exige profissionais capacitados. É momento de começar algo novo e de se desafiar. Essa é uma ótima oportunidade”, frisou.

A Escola de Eletricistas é uma realização do E+ Profissional, projeto que compõe o Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial Energia, regulado pela ANEEL. O projeto E+ Profissional tem o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho e promover a conscientização sobre consumo responsável e segurança no uso da energia elétrica.

Juliana Falcão, Gestora do Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia, explica a relevância da capacitação. “Os alunos estão agarrando essa oportunidade, porque não é fácil começar uma aula de manhã e terminar a noite, mas, é isso que faz lá na frente a diferença, ter a satisfação de dizer ‘eu consegui!’. Essa parceria entre Equatorial Piauí e SENAI oferece o todo, o conhecimento é valioso demais e será uma honra está aqui todos os dias com vocês, tenho certeza que fazer o curso será o melhor para cada um que está participando”, destacou.

A aluna Celiana de Sousa mostra seu entusiasmo em participar e fala da importância das mulheres estarem presentes nas capacitações. “Vou fazer um curso profissionalizante, tenho a oportunidade de me profissionalizar em uma área que eu não imaginava, porque quando você fala eletricista, você se refere no masculino ‘o eletricista’, você não fala ‘a eletricista’, quando você imagina um eletricista, imagina um homem e não uma mulher. Então minha expectativa é eu me tornar uma ótima aluna e boa profissional. Quero ter êxito, conseguir uma vaga de emprego, no final é o que todo mundo quer”, ressaltou. A nova turma formará 25 eletricistas, 09 são mulheres.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.