Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mortalidade materna reduziu 35,7% na Evangelina Rosa, diz Sesapi

Resultado foi apontado pelo Comitê de Prevenção de Óbitos Maternos, Infantis e Fetais da unidade.

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) registrou uma redução de 35,7% na Razão de Mortalidade Materna (RMM) em 2023, em comparação com o ano anterior. A unidade, inaugurada em julho de 2023, é um dos maiores centros de saúde pública dedicados ao atendimento materno e infantil no Brasil.

O resultado foi apontado pelo Comitê de Prevenção de Óbitos Maternos, Infantis e Fetais da unidade. O Comitê, criado em 2017, tem como objetivo analisar e propor medidas preventivas para a redução dos indicadores de mortalidade. Desde a sua criação, houve uma redução de 61% nos óbitos fetais.

Foto: Divulgação/ AscomNova Maternidade Dona Evangelina Rosa
Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa

A análise dos dados de óbitos aponta que as principais causas de morte materna estão associadas à hipertensão, infecções e hemorragias. A hipertensão lidera as causas de mortalidade materna. A prematuridade e suas complicações representam a principal causa de óbitos infantis na maternidade, onde 25% dos nascimentos são de bebês prematuros.

Ações voltadas para a melhoria da rede de atenção materno-infantil, focadas no pré-natal, parto e puerpério de qualidade, são essenciais para reduzir significativamente a mortalidade. A NMDER oferece serviços especializados para gestantes e recém-nascidos de alto risco, demonstrando o compromisso com a saúde materna e infantil.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.