Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí alcança 97% na 2ª etapa de vacinação contra aftosa, diz Fábio Abreu

Os números são importantes para que o Estado conquiste o status de zona livre da aftosa sem vacinação.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), divulgaram nesta quinta-feira (01/02), os dados da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa que foi de 1º de novembro a 30 de dezembro de 2023. Os números são de extrema importância para que o Piauí atinja a meta e conquiste o status de zona livre da aftosa sem vacinação.

De acordo com as informações, o percentual de vacinação foi de 97,13%, o maior já registrado nos últimos nove anos, resultado alcançado com a vacinação de 660.206 bovídeos de um total de 679.716.

Foto: Lucas Dias/GP1Reunião ocorrida na sede da SADA
Reunião ocorrida na sede da SADA

São animais de até 24 meses envolvidos na etapa e distribuídos em 41.761 propriedades com registro de vacinação. Desse modo, foram 93 cidades com 100% de imunização, o que corresponde a 41% dos municípios piauienses. Ainda com cem por cento de vacinação de bubalinos. Ainda de acordo com os números, 213 cidades atingiram mais de 90% de imunização, percentual exigido pelo mapa.

O secretário da SADA, Fábio Abreu, comemorou os resultados e destacou o comprometimento dos técnicos e criadores do Estado. De acordo com Abreu, a meta é conseguir a autorização do Ministério da Agricultura para sair do status de livre da aftosa sem vacinação.

Foto: Lucas Dias/GP1Fábio Abreu, secretário da SADA
Fábio Abreu, secretário da SADA

"Atingimos a meta de 97,13% de índice de cobertura vacinal, é algo histórico para o Piauí. Isso se deve a colaboração dos técnicos da nossa instituição e da ADAPI que é a grande responsável por esse resultado, além da compreensão dos proprietários e dos produtores no que se refere a cobertura vacinal do seu rebanho. O Piauí está pleiteando sair da classificação que se encontra hoje de estado livre da aftosa, porém com vacinação. Estados com Maranhão, Tocantins, Bahia e outros que estão com essa classificação, mas se saírem, o Piauí não pode vender mais um animal. Nós pleiteamos isso junto ao Ministério da Agricultura”, explicou o secretário da SADA.

Foto: Lucas Dias/GP1Joao Rodrigues
Joao Rodrigues

Ainda de acordo com Fábio Abreu, o Piauí preenche todas as exigências impostas pelo Ministério da Agricultura para alcançar esse status de estado livre da aftosa vem a vacinação.

“Um dos pontos é mostrarmos para o ministério que o Piauí fez a sua parte com relação a cobertura vacinal. Além disso, é termos um mapeamento georreferenciado de todas as propriedades, de no mínimo 70%, o Piauí tem mais de 80% já georreferenciado. A criação de um fundo privado, que já criamos e a questão de termos as barreiras estabelecidas com os estados, para que não vão sair que é o caso do Ceará e Pernambuco. É o reforço nas divisas para que não façam comercialização com o Piauí. Acreditamos que vamos conseguir a autorização do ministério para termos a antecipação da última e definitiva meta de vacinação que será em abril. Essa é uma orientação do governador", acrescentou Abreu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.