Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Sesapi realiza campanha de vacinação nas escolas de Esperantina

A Escola Municipal Professora Maria Pinheiro de Castro foi a primeira a receber a vacinação na cidade.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina, iniciou nesta segunda-feira (18) a campanha de vacinação nas escolas.

A Escola Municipal Professora Maria Pinheiro de Castro foi a primeira a receber a vacinação no município. A campanha, que ocorre de 18 de março a 19 de abril de 2024, tem como objetivo atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos da Educação Básica, Fundamental e Médio.

Foto: Divulgação/ AscomCampanha de Vacinação nas Escolas
Campanha de Vacinação nas Escolas

Todos os municípios piauienses estão sendo mobilizados para esta ação. “A orientação do Ministério da Saúde é que os municípios estejam nas escolas realizando a verificação de caderneta e fazendo a vacinação desse público, para mantermos nossas crianças e adolescentes protegidos de várias doenças”, lembra Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

Para operacionalizar a estratégia de vacinação nas escolas, é essencial que estados e municípios busquem articulação com as respectivas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, conforme orientação do Ministério da Saúde. “A vacinação é uma das medidas mais efetivas e de menor custo para prevenir a incidência de várias doenças e assim reduzir a mortalidade, sendo responsável pela redução significativa das doenças e escola torna-se um excelente espaço de diálogo, informação e mobilização sobre a vacinação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.

Foto: Divulgação/ AscomEscola Municipal Professora Maria Pinheiro de Castro
Escola Municipal Professora Maria Pinheiro de Castro

As vacinas prioritárias para Educação Infantil (2 meses até menores de 5 anos de idade) são: Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Penta (DTP/Hib/ HB) e Tríplice viral. Para o Ensino Fundamental e Médio (de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos) são: Febre amarela, Tríplice viral, HPV e Meningocócica ACWY.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.