Fechar
GP1

Gilbués - Piauí

Eleição suplementar: confira os nove vereadores eleitos em Gilbués

O TSE decidiu realizar novo pleito no município após cassar os mandatos de todos os vereadores em 2023.

Aproximadamente 7,7 mil eleitores do município de Gilbués definiram, neste domingo (03), os novos vereadores da cidade. Um novo pleito foi realizado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar todos os mandatos na Câmara Municipal e determinar eleições suplementares para preenchimento das nove cadeiras.

Os nove vereadores eleitos neste domingo são: Ubirajara Veleda (PL); Jordan Iraja (PP); Júnior (PP); Júnior da Boa Vista (PP); Anderson Ribeiro (PP); Dimas Rosa (PP); Joia da Marmelada (MDB); Henrique Guerra (PP); e Railvan (MDB). Um total de 20 candidatos disputaram as vagas.

Os novos eleitos devem ser diplomados até o dia 22 de março de 2024.

Entenda o caso

Em decisão proferida no ano passado, o TSE determinou a renovação integral da Câmara Municipal de Gilbués, cassando os nove parlamentares que ocupavam cadeira na Casa. O Tribunal anulou todos os votos recebidos por candidatos do partido Progressistas ao cargo de vereador e cassou os cinco parlamentares eleitos pela sigla, incluindo o presidente da Câmara Municipal, por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020.

A invalidação dos votos recebidos pelos candidatos do Progressistas resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo de vereador em Gilbués, correspondendo a 52% do total da Câmara Municipal, o que motivou a determinação de renovação total nas nove cadeiras da Casa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.