A Arquidiocese de Teresina realizou na tarde desta sexta-feira (18) a tradicional Procissão do Senhor Morto, que reuniu centenas de fiéis no centro da capital piauiense. A caminhada religiosa teve início na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, e foi conduzida pelo arcebispo Dom Juarez Marques até a Igreja de São Benedito.
Antes da procissão, os fiéis participaram da Celebração da Paixão do Senhor, um dos ritos mais importantes da Sexta-feira Santa, voltado à meditação sobre o sofrimento e a crucificação de Cristo.
O arcebispo Dom Juarez Marques explica que a Sexta-feira Santa é um dia marcado pela reflexão, no qual os cristãos celebram o mistério da paixão e morte de Jesus Cristo. Segundo ele, nessa data não se celebra a Santa Missa, pois o foco está na recordação do sofrimento de Cristo. A celebração é feita por meio da Liturgia da Palavra, da veneração da Santa Cruz, momento em que os fiéis adoram Jesus que entregou sua vida pela salvação da humanidade.
“Nós celebramos na Sexta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão, o mistério da paixão e morte do Senhor. É um dia em que a liturgia é polarizada entre paixão e morte, mas é uma morte que Cristo dá a sua vida na cruz para salvar a humanidade inteira, porque ele ressuscita. Quando fazemos a procissão do Senhor morto, depois da gente ter feito a adoração a ele na Santa Cruz, porque a cruz não é para nós uma frustração e nem a cruz é para nós um escândalo, mas é para nós a vitória de Cristo Jesus, porque ele deu a sua vida para que salvasse a vida da humanidade inteira. Por isso, é que nós fazemos a procissão com aquela certeza de que ele já ressuscitou. Ele é a vida nova, por isso a procissão tem também já este sentido pascal. Deus morreu na cruz, mas ele vive nos nossos corações e um dia com ele nós também iremos viver. Essa é a nossa esperança. Nossa esperança é o Senhor crucificado, morto e ressuscitado”, disse o arcebispo.
Continuidade da programação da Semana Santa em Teresina
A programação da Semana Santa em Teresina segue neste sábado (19), com a realização da Vigília Pascal, marcada para as 21h. A celebração, também conduzida na Catedral, representa a passagem das trevas para a luz, simbolizando a ressurreição de Cristo.
As atividades litúrgicas se encerram no Domingo da Ressurreição (20), com a celebração da Páscoa do Senhor. No mesmo dia será realizado o evento “Teresina Ressuscita com Cristo”, que chega à sua 10ª edição. A procissão luminosa sairá às 16h do adro da Igreja São Benedito em direção ao Parque Potycabana, onde será celebrada a Missa de Páscoa, também presidida por Dom Juarez. A expectativa da organização é reunir milhares de pessoas em um momento coletivo de fé.
Ver todos os comentários | 0 |