A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Equidade em Saúde, promoverá, na quarta-feira (23), uma série de ações de saúde na escola indígena Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Oka Inaminanoko, localizada no bairro Bela Vista, em Teresina. O objetivo é oferecer serviços, além de promoção e educação em saúde, para alunos, pais, mães e profissionais da comunidade escolar indígena.
A ação será realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc), Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Equidade) UFPI e Uespi, UBS Durvalino Couto (FMS), Curso de Nutrição da Uninovafapi, Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

A estimativa é de que cerca de 270 pessoas, entre funcionários, alunos e familiares das etnias Warao e Guajajara, sejam beneficiadas pela iniciativa.
“São ações e atividades que ajudam a enfrentar algumas das vulnerabilidades vividas por esses grupos. São atendimentos essenciais para a manutenção da saúde e que contribuem para melhorar a qualidade de vida dessas populações”, destaca Filipe Silva, coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi.
Entre os serviços ofertados estarão:
– Testagem para ISTs em adolescentes, jovens e adultos
– Promoção da saúde mental
– Diálogos sobre o tabagismo
– Orientações sobre primeiros socorros
– Antropometria
– Atendimentos em saúde bucal
– Aferição da pressão arterial e glicemia capilar
– Promoção da alimentação saudável
Ver todos os comentários | 0 |