O curta-metragem que resgata a poesia e a produção artística do poeta piauiense Torquato Neto será exibido nesta quinta-feira (4), a partir das 18h, no Auditório do IDB Centro Convívio Cultural, na Rua Gabriel Ferreira, Centro de Teresina. Com direção e roteiro assinados por Elara Moretz-Sohn, o filme tem classificação livre e a entrada será gratuita. A produção integra um trabalho acadêmico de conclusão de curso em Letras-Português da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O filme propõe uma ponderação sobre a presença simbólica e a invisibilidade de Torquato Neto na capital piauiense. Embora o nome e a imagem do poeta estejam estampados em ruas e espaços públicos, sua obra ainda é desconhecida por muitos. O curta percorre esse contraste, levando a poesia de Torquato para o cotidiano da cidade, com o objetivo de apresentar ao público um lado vivo e essencial da produção do artista.

A produção audiovisual é resultado de uma pesquisa acadêmica na área de Literatura, Memória, Cinema e Cultura Piauiense. Segundo a diretora Elara Moretz-Sohn, o curta também busca servir como material didático em sala de aula, possibilitando a discussão sobre a literatura de Torquato e suas conexões com outras linguagens artísticas. Além disso, o trabalho pretende ser inscrito em festivais, ampliando o alcance do debate sobre a obra do poeta.
O projeto conta com realização da 1150 Produções e da UFPI. A equipe técnica inclui Ícaro Uther na direção de fotografia, Ajosé Fontinelle na direção de elenco, Naira Cibele e Guilherme Oliveira no som direto, Raynara de Castro no still e making of, Jasmine Malta e Rafaela Lopes na produção executiva e Rodrigo Alves na assistência de produção. O elenco reúne atores profissionais e voluntários.
O curta tem duração de até 20 minutos e foi patrocinado por IDB, Nova Aliança e Geleia Total, além de contar com o apoio de empresas e instituições como Graficon, Andrea Galvão e Livraria Entrelivros. A proposta central do filme é resgatar o legado de Torquato Neto, mostrando a cidade de Teresina como um espaço onde a arte do poeta ainda atravessa o tempo e o espaço.
Ver todos os comentários | 0 |