O governador Rafael Fonteles (PT-PI) anunciou, nesta segunda-feira (01), no Palácio de Karnak, a expansão do Programa Piauí Saúde Digital para 222 cidades, o que representa 99,1% do total de municípios. O programa implementado inicialmente em Piripiri e Lagoa de São Francisco é um serviço de teleconsultas e telediagnósticos que tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Piauí Saúde Digital foi implantado no ano passado em Piripiri e em Lagoa de São Francisco. No início deste ano, de janeiro até fevereiro, a gente conseguiu concluir para todos os municípios e agora já no mês de março conseguimos expandir o Piauí Saúde Digital para o território de Paulistana, do Vale Itaim. A partir de amanhã, dia 2, faremos a expansão para o território do Vale das Mangabeiras, região de Bom Jesus, Corrente e as cidades circunvizinhas”, declarou Rafael Fonteles.

O gestor ainda comunicou um mutirão de cirurgias de catarata que vai atender os 224 municípios do Estado. De acordo com ele, até o final de 2024, serão realizadas 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, beneficiando pacientes de todos os municípios.

“A meta é a realização do mutirão de catarata das mais de 28 mil cirurgias ao longo desse ano de 2024 e também da expansão para todos os territórios de saúde, para as 4 macrorregiões do Piauí Saúde Digital também nesse ano de 2024. Então, acreditamos que até o final de 2024 a gente já terá executado toda a parte de consultas e cirurgias do mutirão de catarata e toda a expansão da tecnologia para todas as cidades que fizeram adesão”, acrescentou o chefe do Palácio de Karnak.

Dirceu Campelo, atual superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da SESAPI, afirmou que a expansão do Programa Piauí Saúde Digital alcançará todos os municípios até o final de 2024. Ele ainda destacou os avanços do programa durante o anúncio feito pelo governador Rafael Fonteles no Palácio de Karnak.

"Acreditamos que até o final de 2024 a gente já terá executado toda a parte de consultas e cirurgias do mutirão de catarata e toda a expansão da tecnologia para todas as cidades que fizeram adesão", afirmou Campelo.

Sobre a implementação prática do programa, Dirceu Campelo explicou que o Piauí Saúde Digital já foi implantado em diversas regiões e agora está expandindo para alcançar todo o território estadual. “Começamos pelo território dos cocais e já estamos avançando para outras áreas, como o Vale das Mangabeiras, onde iniciaremos a expansão a partir de amanhã", frisou Dirceu.

Mais de 36 mil atendimentos

Desde a implantação em março do ano passado, o Piauí Saúde Digital já realizou 36.308 atendimentos, sendo 11.417 consultas e 24.891 exames. O programa é uma iniciativa inédita no país e usada como modelo pelo Ministério da Saúde e outros estados por conta do uso da telemedicina e de outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade.

Dentre os serviços disponibilizados estão consultas com médico clínico-geral disponíveis durante 24 horas nos sete dias da semana. Também são ofertados atendimentos em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, pediatria, neurologia, nutricionista e psicologia.