Fechar
GP1

Piauí

Estudantes vão às ruas protestar contra o caos no Campus da Uespi em Picos

O vereador Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB), que é professor, parabenizou aos estudantes pela mobilização e disse que tem que ser assim mesmo.

Vestidos de preto em sinal de luto, com apitos e nariz de palhaço, dezenas de estudantes tomaram às ruas de Picos na tarde de ontem, 26 de novembro, para protestar contra o caos instalado na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Professor Barros Araújo, que já teve parte de suas instalações interditadas e corre sérios riscos até de fechar.

A manifestação foi organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), 9 de Novembro, que está engajado no Movimento SOS Uespi lançado pelos próprios acadêmicos. A iniciativa contou Também com o apoio de estudantes de Teresina e da presidente da Associação dos Docentes, Graça Ciríaco, mas foi ignorada pelos deputados estaduais e vereadores de Picos.
Imagem: José Maria Barros Enviando arquivo: Acadêmcios tomam as ruas de Picos para protestar contra situação caótica da Uespi(Imagem:José Maria Barros) Enviando arquivo: Acadêmcios tomam as ruas de Picos para protestar contra situação caótica da Uespi
Com faixas, cartazes e gritando palavras de ordem, os estudantes se concentraram na praça Félix Pacheco a partir das 15 horas de ontem, 26. Após alguns pronunciamentos das lideranças do movimento, eles seguiram em caminhada pela rua coronel Luís Santos, passando pela Praça Félix Pacheco, rua coronel Francisco Santos, Travessa Benedito Reinaldo, Praça Justino Luz, rua São Francisco até a Câmara Municipal de Picos, onde acompanharam a sessão ordinária e entregaram aos vereadores, cópia do documento oficial do Movimento SOS Uespi, contendo as principais dificuldades da instituição e também as aspirações dos acadêmicos.

No documento, que será entregue às demais autoridades municipais e estaduais, os estudantes denunciam a precariedade da instituição e cobram uma posição dos governantes. “Tudo é uma questão de querer! Querer fazer, querer ter e querer que a educação melhore. Nós, DCE, alunos, profissionais e servidores da Uespi, queremos! Por isso, mais uma vez estamos aqui esperando para sermos ouvidos, conclamando a todos para se unirem a nossa causa e lutar, lutar por aquilo que acreditamos”, dizia um dos trechos do ofício entregue aos parlamentares.
Imagem: José Maria Barroscadêmicos lotam as galerias da Câmara para cobrar solução para o caos na Uespi(Imagem:José Maria Barros)cadêmicos lotam as galerias da Câmara para cobrar solução para o caos na Uespi
O diretor administrativo do DCE de Picos, Alekssandro Libório, disse que a iniciativa de se realizar a manifestação deu-se devido aos inúmeros problemas enfrentados pelo Campus da instituição neste município, a começar pela falta de espaço físico, que se agravou depois que a obra de ampliação do prédio foi paralisada ainda no ano passado e não tem qualquer previsão de quando será concluída.

Ele classificou a manifestação como positiva e garantiu que os estudantes vão continuar mobilizados até que o problema do Campus da Uespi seja resolvido em definitivo. “Vamos cobrar dos vereadores, dos deputados e do governador, que apresentem uma solução imediata, pois não poderemos mais conviver com esse caos, com essa incerteza que tanto prejudica a classe estudantil e a comunidade picoense como um todo”, enfatizou.
Imagem: José Maria BarrosManifestantes denunciaram o caos no Campus da Uespi em Picos(Imagem:José Maria Barros)Manifestantes denunciaram o caos no Campus da Uespi em Picos
O vereador Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB), que é professor, parabenizou aos estudantes pela mobilização e disse que tem que ser assim mesmo. “Há um ditado que diz que quem não busca não encontra. Vejo que o problema da Uespi, especialmente no Campus de Picos, vem se arrastando aos longo do anos, mas, infelizmente nenhuma providência do ponto de vista financeiro, curricular e até estrutural foi tomada e isso precisa ser revertido e isso somente acontecerá com uma decisão política”, alertou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.