Fechar
GP1

Piauí

Acusados de homicídio serão julgados pelo Tribunal Popular do Júri em Picos

Julgamentos serão realizados nos dias 25 e 27 de janeiro no auditório do Fórum de Picos.

Sob a presidência do juiz titular da 4ª Vara da Comarca de Picos Litelton Vieira de Oliveira, será realizada nos dias 25 e 27 deste mês no auditório do Fórum “Governador Helvídio Nunes de Barros”, a primeira reunião extraordinária do Tribunal Popular do Júri, quando serão colocados em julgamento dois processos de homicídio qualificado.
Imagem: Divulgação / GP1Ministério Público será representado pelo promotor de justiça Flávio Teixeira.(Imagem:Divulgação / GP1)Ministério Público será representado pelo promotor de justiça Flávio Teixeira.

Ao todo, três acusados sentarão no banco dos réus e como todos eles respondem a processos por crime de homicídio qualificado, poderão ser condenados a penas que variam de doze a trinta anos de reclusão. Os julgamentos deveriam ter acontecido nos dias 9 e 13 de dezembro do ano passado, mas não foram realizados em função da ausência de defensores públicos.
Imagem: Divulgação / GP1Valtília é apontada como cúmplice de José Estevam(Imagem:Divulgação / GP1)Valtília é apontada como cúmplice de José Estevam

A primeira sessão do Tribunal Popular do Júri está marcada para a próxima terça-feira, 25 de janeiro, a partir das 09 horas da manhã, e na oportunidade estarão sendo submetidos a julgamento José Estevam Pereira, vulgo Zé Pernambuco, e Valtília Maria da Conceição, acusados de assassinarem com uma facada na garganta Inácio Raimundo da Silva.
Imagem: Divulgação / GP1José Estevam será julgado por crime de homicídio qualificado(Imagem:Divulgação / GP1)José Estevam será julgado por crime de homicídio qualificado

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu por volta das 18 horas do dia 23 de setembro de 2005, na estrada que liga a localidade de Uberlândia a Chapada dos André, município de Geminiano. A vítima era casada com a acusada Valtília Maria da Conceição, que, de acordo com depoimentos de testemunhas, teria um caso amoroso com Zé Pernambuco, daí teriam tramado a morte de Inácio para ficarem juntos.

Segundo o promotor Flávio Teixeira de Abreu Júnior, na época os dois acusados confessaram o crime na delegacia de Polícia, inclusive contaram com riqueza de detalhes como o fato teria acontecido. Depois, perante ao juiz, eles negaram tudo. Zé Pernambuco está preso na Penitenciária Regional “José de Deus Barros” aguardando o julgamento, enquanto Valtília está em liberdade e atualmente reside em um acampamento no município de Ipiranga do Piauí.
Na quinta-feira, 27 de janeiro, será a vez de Cristiano Moura Carvalho, 22 anos, acusado de assassinar a pauladas o próprio irmão Luciano Moura Carvalho, de 23 anos, quando o mesmo se encontrava dormindo. O crime aconteceu por volta das 18h30 do dia 20 de janeiro de 2008 no povoado Tamborim, zona rural de Sussuapara, minutos após os dois brigarem por motivos fúteis.

Depois de assassinar o irmão, Cristiano Moura Carvalho fugiu, mas foi localizado e preso ainda na mesma noite por uma equipe de policiais militares. Em seu depoimento, o acusado declarou que apanhava com freqüência do irmão e esse teria sido o motivo do crime.

Nos dois julgamentos o Ministério Público será representado pelo promotor Flávio Teixeira de Abreu Júnior, que já adiantou que em ambos os processos vai sustentar em plenário a tese de homicídio qualificado e pedir a condenação dos réus, tendo em vista que as provas nos autos são suficientes para tal.



Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.