Fechar
GP1

Piauí

Vereadores de Picos batem boca em plenário por causa de biblioteca instalada na casa

Os vereadores Iata Rodrigues (PSB) e Edilson Carvalho (PP) voltaram a trocar farpas em plenário causando constrangimento aos colegas e ao público

A inauguração da Biblioteca “Coelho Rodrigues” instalada no Palácio Helvídio Nunes – sede do poder legislativo – e inaugurada oficialmente no dia 1º deste mês, foi o principal motivo para o último bate boca entre os vereadores Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB), da bancada de apoio ao prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB) e Edilson Alves de Carvalho (PP), da oposição.
Imagem: José Maria/GP1Vereador Iata garante que biblioteca foi instalada por ele.(Imagem:José Maria/GP1)Vereador Iata garante que biblioteca foi instalada por ele.


O fato aconteceu na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos realizada sexta-feira passada, 8 de abril, e causou constrangimento entre os demais vereadores e o público que se fazia presente, dentre os quais um grupo de mulheres e alguns representantes de entidades de classes.

A discussão teve início quando o presidente da Câmara Iata Rodrigues subiu à tribuna e acusou Edilson Carvalho de ironizar as mudanças que estariam acontecendo no legislativo picoense, especialmente a implantação da Biblioteca “Coelho Rodrigues”, com um acervo de cerca de 6 mil livros.

“Todo mundo na cidade está elogiando o nosso trabalho e valorizando essa iniciativa de criarmos a Biblioteca do Legislativo Picoense, só vossa excelência é que fica com ironia, diminuindo o que temos feito nesse pouco tempo de gestão”, reclamou Iata Rodrigues.

Em aparte, Edilson Carvalho retrucou e disse que quando Iata Rodrigues assumiu a presidência da Câmara já existia a biblioteca. “O que vossa excelência fez foi organizar o acervo, conseguir mais livros e dar divulgação, mas a biblioteca já existia desde 1992 na gestão do professor Inácio Baldoíno de Barros”, lembrou.

Foi o suficiente para que Iata Rodrigues partisse para o ataque. “A única coisa que vossa excelência deixou foram contas para o seu sucessor pagar, deixou muitas contas e o doutor Osvaldo Costa passou o ano pagando”, alfinetou, lembrando que o acervo da Biblioteca Coelho Rodrigues pertence a uma fundação criada por ele Iata e poderá pegar de volta caso queira”.

Indignado com as acusações, o vereador Edilson Carvalho contra-atacou. “Eu nunca fui de deixar contas para ninguém pagar. Fui presidente desta casa e entreguei ao meu sucessor com um débito de 70 mil reais pagável, todo escalonado. Diferente de vossa excelência, que por onde anda não pode passar outra vez”, retrucou.

Imagem: José Maria/GP1Vereador Iata garante que biblioteca foi instalada por ele.(Imagem:José Maria/GP1)Vereador Iata garante que biblioteca foi instalada por ele.


Sobre a biblioteca, Edilson Carvalho disse que o colega Iata Rodrigues não está sendo humilde, pois quando chegou à Câmara já existia um acervo de livros, não a quantidade de hoje, mas desde 1992 que o legislativo picoense já dispunha de uma biblioteca . “Eu mesmo quando sai da presidência deixei mais de 500 livros. Agora, se eles sumiram, não tenho conhecimento”, frisou.

Sobre a declaração do vereador Iata Rodrigues de que o acervo da Biblioteca “Coelho Rodrigues” pertence a uma fundação de sua propriedade, Edilson Carvalho disse que o mesmo tem que fazer a doação já que os livros estão em espaço público. “Vamos analisar com calma tudo isso, inclusive suas contas, pois, em três meses de gestão ele já recebeu quase 700 mil reais”, concluiu.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.