Fechar
GP1

Piauí

Vereador abandona sessão da Câmara Municipal de Picos e projetos não são votados por falta de quórum

Diógenes Nunes Medeiros (PPS), sobrinho do prefeito Gil Paraibano, abandonou a sessão momentos antes da votação dos projetos

Em uma provável manobra articulada pelo Palácio Coelho Rodrigues, o vereador Diógenes Nunes Medeiros (PPS), que é sobrinho do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), abandonou o plenário da Câmara Municipal de Picos minutos antes do final da sessão de ontem, impedindo com isso que alguns projetos em pauta pudessem ser votados por falta de quórum.
Imagem: José Maria BarrosVereador Diogenes abandona sessão e projetos deixam de ser votados(Imagem:José Maria Barros)Vereador Diogenes abandona sessão e projetos deixam de ser votados

O fato aconteceu no início da noite de ontem, 14 de abril, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos, que agora acontece às quintas-feiras. Como os vereadores Francisco Gonçalves Filho, o Chico de Chicá (PMDB), Edilson Alves de Carvalho (PP) e José Luís de Carvalho (PV) não estavam presentes, com a saída de Diógenes Nunes Medeiros o plenário não pode votar alguns projetos por falta de quórum.

Além de Diógenes Nunes Medeiros, que abandonou a sessão e não retornou mais, no momento da votação desses projetos também se ausentou do plenário o vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PMDB), que integra a bancada de apoio ao prefeito Gil Paraibano. Ele voltou depois para participar da votação dos demais projetos e requerimentos em pauta.
Imagem: José Maria BarrosVereador Manoel Vieira é o autor dos projetos que deixaram de ser votados.(Imagem:José Maria Barros)Vereador Manoel Vieira é o autor dos projetos que deixaram de ser votados.


Dessa forma, por falta de quórum privilegiado, ou seja, sete parlamentares em plenário, deixaram de ser votadas três emendas à Lei Orgânica do Município de autoria do vereador Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB). Uma que trata da divulgação das licitações do município, outra sobre a nomeação e exoneração dos auxiliares do prefeito e uma última que trata da publicação das leis e dos atos municipais.

Sem polêmica

O autor das emendas, vereador Manoel Vieira de Barros Lima disse que não queria polemizar sobre a saída do colega Diógenes Medeiros, que participou normalmente da sessão, discursou, fez apartes, mas, preferiu abandonar o plenário no momento da votação dos projetos.

Esses projetos deveriam ter sido votados na sexta-feira da semana passada, 8 de abril, foi adiada a votação e ontem, no momento da votação não existia número suficiente de vereadores em plenário, pois são projetos que requerem um quórum privilegiado, ou seja, no mínimo sete parlamentares.

“O vereador Diógenes Medeiros não comunicou nada. Ele se retirou do plenário e não expôs o motivo, que também não sei. Soube que ele retornou para Teresina, mas não quero fazer julgamento. O importante é que as matérias são de interesse da população picoense, canalizando, principalmente para os servidores que têm 10, 15 anos de serviços e são dispensados sem nenhuma justificativa, preteridos, às vezes, por iniciantes”, lembrou Manoel Vieira.

Segundo o vereador Manoel Vieira, as outras matérias que não puderam ser votadas por falta de quórum procuram melhorar o serviço de licitação, que é de interesse da população. “Espero que nas sessões seguintes possamos ter o número suficiente de colegas em plenário para assim votarmos e aprovarmos esses projetos”, conclamou, lembrando que a próxima sessão será realizada no dia 29 de abril.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.