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Técnicos da Secretaria de Educação participam de treinamento sobre situação escolar em Teresina

A capacitação teve o objetivo de apresentar as metodologias de trabalho utilizadas para a realização do Levantamento e discutir os pré-requisitos para a captação de recursos do FND

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) participaram de um treinamento sobre Levantamento da Situação Escolar (LSE), promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

A capacitação teve o objetivo de apresentar as metodologias de trabalho utilizadas para a realização do Levantamento e discutir os pré-requisitos para a captação de recursos do FNDE. “Através do LSE, o município terá uma radiografia da situação das escolas municipais na perspectiva de garantir os padrões mínimos de funcionamento. É importante no planejamento e na gestão dos recursos destinados à Educação. Agora, vamos treinar a equipe técnica da SEMEC e depois, vamos às escolas dar início ao levantamento”, disse a gerente de Ensino Fundamental da SEMEC, Célia Revilândia.

O Levantamento da Situação Escolar é uma tecnologia informatizada de gestão da rede pública escolar, desenvolvida e testada pelo MEC/FNDE, que tem como um dos seus objetivos, identificar o nível de cumprimento dos Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola - PMFE - estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação – PNE, por parte das escolas públicas de educação básica e profissionalizante.

A ferramenta LSE possibilita o cadastro dos dados na base computacional do FNDE. As informações geradas pelo processamento dos dados coletados nas unidades escolares auxiliarão os gestores nas tomadas de decisão para alcançar os padrões mínimos de funcionamento das escolas e identificar as prioridades de atendimento para melhoria da oferta dos serviços educacionais.

A compilação dos dados levantados pelo LSE, através da emissão de relatórios gerenciais, disponibiliza uma ferramenta de gestão que subsidia e detecta as necessidades de reforma, ampliação e construção, bem como de aquisição de mobiliário, equipamento e materiais didáticos e escolares e formação continuada de profissionais da educação estabelecendo as prioridades de atendimento dentro da rede pública de educação.
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