Fechar
GP1

Piauí

Secretário Átila Lira e gestores discutem PAR em encontro

No início do encontro, o secretário da Educação ressaltou a importância da sintonia entre o PAR e o trabalho já desenvolvido pelos profissionais de educação.

O secretário da Educação, Átila Lira, abriu na manhã desta terça (26), o encontro com os gerentes regionais de educação e técnicos da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc). O encontro tem como objetivo socializar as demandas coletadas através do diagnóstico para o Plano de Ações Articuladas (PAR) quadriênio 2011/2014, além de discutir outros assuntos como correção de fluxo escolar e eleições para diretores.

No início do encontro, o secretário da Educação ressaltou a importância da sintonia entre o PAR e o trabalho já desenvolvido pelos profissionais de educação. “Todos os nossos recursos para investimentos estruturais serão pautados no PAR, caso alguma ação fique fora do Plano dificilmente ela será executada, por isso a importância de sua construção ser coletiva”, disse.

Átila Lira também destacou a necessidade de trabalhar com os municípios para a correção de fluxo escolar já nas séries iniciais, garantindo do Estado cooperação técnica de qualidade e fortalecimento das parcerias com ONGs e universidades para esse fim.

O secretário também trouxe à pauta as eleições para diretor que acontecem esse ano. “Quero discutir com os gestores um plano para realizarmos eleições diferenciadas nas escolas de tempo integral, como também permitirmos a candidatura de diretores que já estejam com muitos mandatos”, destacou.

Nonato Moura, diretor da Unidade de Planejamento, prosseguiu o evento que conta com, aproximadamente, 50 profissionais, trazendo as demandas e desafios apresentados no PAR na busca de um planejamento efetivo para o cumprimento das metas estabelecidas para melhorar a qualidade da escola pública.

Os participantes também trabalham o Plano de Resignificação da Prática Pedagógica na escola pública estadual, com o objetivo de elevar os índices de aprendizagem dos alunos matriculados na rede pública estadual. O Plano prevê ações com maior integração entre todas as instâncias da Secretaria da Educação, aproximando mais técnicos, gerentes Regionais e diretores escolares.

Outra pauta prevista na programação será a apresentação do Programa de Gestão Escolar Proficiente (Progep), que será implantado em todas as escolas públicas da rede estadual. O programa visa a contribuir não só no que diz respeito à aplicação dos recursos, mas em toda a gestão escolar, atuando desde o controle de gastos até a prestação de serviços dessas escolas a seus alunos e à comunidade escolar.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.