Fechar
GP1

Piauí

Professores grevistas acampam ao lado da Secretaria Municipal da Educação em Picos

Os servidores permanecem mobilizados e garantem que só voltam ao trabalho quando a prefeitura atender as reivindicações da categoria.

No quinto dia de greve, os professores da rede municipal de ensino acamparam na praça Josino Ferreira, ao lado da Secretaria da Educação de Picos, onde denunciaram a falta de propostas por parte do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), que, segundo eles, se nega a negociar com a categoria.

Imagem: José Maria Barros/GP1Líder da UGT, em Teresina, apoia o movimento(Imagem:José Maria Barros/GP1)Líder da UGT, em Teresina, apoia o movimento

Na manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, o movimento grevista recebeu o apoio de dirigentes da União Geral dos Trabalhadores, que vieram de Teresina; da presidente do Sindicato dos Trabalhares em Educação do Piauí – Regional de Picos, Gisele Dantas e do suplente de vereador Filomeno Portela (PMDB).

Imagem: José Maria Barros/GP1Presidente do Sinte Regional apoia a greve(Imagem:José Maria Barros/GP1)Presidente do Sinte Regional apoia a greve

Durante a fala dos líderes do movimento grevista, eles denunciaram que Picos é o terceiro maior arrecadador de impostos do Piauí, mas que esses recursos não são investidos em Educação e nem nos demais setores fundamentais como saúde, infraestrutura e social.

Imagem: José Maria Barros/GP1Professores acampados ao lado da Secretaria da Educação(Imagem:José Maria Barros/GP1)Professores acampados ao lado da Secretaria da Educação

“A lei manda investir 25% na educação e os últimos repasses da prefeitura de Picos foram apenas de 5%. Em 2011, Picos já recebeu do Fundeb mais de onze milhões de reais. Onde estão os investimentos?”, questionou a professora Adnaid Moura Rufino, uma das líderes do movimento grevista.

Reivindicações

São várias as reivindicações dos professores, mas, as principais são reajuste salarial de 50%, que a categoria já reduziu para 30%, implantação do Plano de Cargos e Carreira e melhores condições de trabalho. Em contrapartida, a prefeitura ofereceu reajuste de 25 por cento parcelado em três anos, mas foi rejeitado.

Imagem: José Maria Barros/GP1Professores permanecem mobilizados(Imagem:José Maria Barros/GP1)Professores permanecem mobilizados

Diante da falta de propostas, os professores decidiram continuar o movimento grevista e na próxima segunda-feira, 26 de setembro, a partir das 08 horas da manhã, estarão acampados em frente ao Fórum de Picos e na terça-feira, 27, sairão de lá em caminhada pelas principais ruas da cidade até a sede da prefeitura, onde promoverão uma manifestação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.