Fechar
GP1

Piauí

"Nossa situação é crítica", diz tenente Flaubert sobre o Corpo de Bombeiros

A Associação dos Bombeiros pediu apoio do Sindilojas após apresentarem um projeto que foi entregue ao governo do Estado

A Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí (ABMEPI), em parceria com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), promoveu uma palestra no último dia 26 sobre a reestruturação do Corpo de Bombeiros. A palestra foi apresentada pelo presidente do Sindilojas, Luiz Antônio Veloso, pelo tenente Flaubert Rocha e pelo presidente da Associação dos Bombeiros, tenente Cruz, que abordaram temas como o trabalho da instituição e os constantes problemas que os lojistas vêm enfrentando com riscos de incêndio em seus estabelecimentos comerciais.

Imagem: Manuela Coelho/GP1Encontro no auditório do Sindilojas(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Encontro no auditório do Sindilojas

A Associação dos Bombeiros pediu apoio do Sindilojas após apresentarem um projeto que foi entregue ao governo do Estado. O tenente Flaubert Rocha explicou que o apoio é importante para que a corporação consiga de modernizar, já que hoje só tem 300 bombeiros em todo o Estado, onde deveria ter 2800.

“Nossa situação é crítica e toda a sociedade já sabe como se encontra o Corpo de Bombeiros e não podemos ficar de braços cruzados. Precisamos melhorar nossa infraestrutura. A associação está divulgando, fazendo uma campanha do nosso projeto para conseguir mais parceiros para aprovar esse projeto na Assembléia Legislativa. Em Teresina, já houve incêndios de grandes proporções onde poderia ter sido pior, só que Deus está do nosso lado. Então o governo do Estado deve fazer urgentemente alguma coisa para melhorar”, disse o Tenente ao GP1.

Imagem: Manuela Coelho/GP1Tenente Flaubert Rocha(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Tenente Flaubert Rocha

Indagado se o Corpo de Bombeiros tem estrutura para combater um incêndio de grandes proporções, o tenente disse que na corporação falta além de pessoal, também equipamentos. E ainda que é preciso diminuir o tempo resposta, ampliando e desconcentrando o serviço de corporação que está localizada apenas em um setor.

“Se nós tivermos vários postos em Teresina, conseguiríamos diminuir o tempo resposta. Diminuindo o tempo resposta, teríamos mais eficiência e eficácia no combate ao incêndio e os empresários de lojas não teriam tantos prejuízos. Trabalhamos com precariedade. Contamos com a ajuda de Deus, com a sorte e com os nossos honrosos homens”, finalizou tenente Flaubert.

O presidente da Associação dos Bombeiros, tenente da Cruz, falou ainda que a intenção da palestra é pedir a adesão do Sindilojas, como também de toda a sociedade, já que a campanha visa desenvolver não só uma parte da comunidade, e sim toda a cidade, como também mais cinco cidades do Estado.

Imagem: Manuela Coelho/GP1Presidente do Sindilojas e tenente Cruz(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Presidente do Sindilojas e tenente Cruz

“Contamos para que haja um crescimento da instituição que hoje está em estado de falência. Hoje como a Associação codificou, o Corpo de Bombeiros está em estado de emergência. E se a sociedade não verificar essa situação e não atuar em cima, principalmente dos gestores para que eles possam realmente desenvolver essa nova Lei, para que ela não fique só no papel, o Corpo de Bombeiros com certeza vai falir”, disse o presidente da Associação dos Bombeiros.

O presidente do Sindilojas, Luiz Antônio Veloso, que apoia a causa, se preocupa em procurar ações para que sejam evitados incêndios. “Nós temos nas ocorrências que o corpo de bombeiros é chamado principalmente quando se trata de um incêndio, são eventos preocupantes e cabe a gente prevenir. A gente sabe que acidentes não acontecem naturalmente e sim provocados pelas condições de acidentes. E cabe a gente discutir como reduzir a probabilidade desses acidentes acontecerem. Então podemos ver o que a gente pode fazer para melhorar, o que se pode adequar ou melhorar para que esses eventos de acidentes de fogo possam ocorrer em um número menor”.

Imagem: Manuela Coelho/GP1Presidente do Sindilojas(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Presidente do Sindilojas

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.