Fechar
GP1

Piauí

Hospital Getúlio Vargas realizou mais de 7 mil procedimentos em 2012

Hospital participou de campanhas de saúde e promoveu oito mutirões.

O Hospital Getúlio Vargas realizou este ao um total de 7.404 procedimentos, o que corresponde a um aumento de 13,6% em relação ao ano passado, quando foram feitas 6.662 intervenções cirúrgicas.

Segundo o diretor Carlos Iglézias, esse crescimento é resultado dos investimentos que o governador Wilson Martins tem feito na saúde do estado. Neste ano, o HGV recebeu investimentos para melhoria da estrutura física, aquisição de equipamentos médico-hospitalares, valorização profissional e humanização. “O Hospital fechará o ano prestando um serviço mais moderno e com maior capacidade resolutiva no atendimento de seus usuários, conforme apontam os relatórios de produção do Hospital referentes ao ano de 2012”, diz.

Neste ano, o HGV participou de diversas campanhas de saúde e promoveu oito mutirões, sendo três de ortopedia, três de otorrinolaringologia, um de postectomia (cirurgia para correção da fimose) e um de hérnia neste ano.

O diretor diz que a inauguração, no mês de outubro, de nove novas salas cirúrgicas, onde os profissionais dispõem de uma moderna estrutura para atender em diferentes especialidades como ortopedia, proctologia, neurologia, vascular e urologia, além de contar com aparelhos de ponta, como o videolaparoscópio; contribuiu para que houvesse um acréscimo na quantidade de cirurgias.

A aposentada Josefa Lima da Silva, 72 anos, da cidade de Nova Santa Rita, foi uma das pessoas beneficiadas em um dos mutirões realizados pelo Hospital. Ela sofreu uma queda e fraturou o braço direito. A filha dela, Marisa Lima de França, conta que dona Josefa foi internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e em seguida foi transferida para o HGV, onde passou por um procedimento cirúrgico de alta complexidade . “O médico disse que a cirurgia foi bem sucedida. Estou muito feliz em saber que agora minha mãe ficará bem”, comemora dona Marisa.
Imagem: Divulgação Hospital Getúlio Vargas - HGV(Imagem:Divulgação )Hospital Getúlio Vargas - HGV
Iglézias destaca também outros aspectos como o incremento na gestão com a implantação do Colegiado Gestor, um dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH) que visa a tornar a gestão mais participativa e eficiente e a renovação do credenciamento do HGV como hospital-ensino por mais dois anos, conforme o Ofício nº 232/2012 do Ministério da Saúde (MS) e Portaria Interministerial MEC/MS nº 2.758 de 23 de novembro de 2011.

Outro importante processo é o de Acreditação Internacional da Joint Commition International (JCI) por qual passa o Hospital, por meio do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos, coordenado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz-HOC. “Esta será uma conquista que se traduzirá no aperfeiçoamento da assistência médica hospitalar com reflexos altamente positivos também para usuários e colaboradores”, destaca o diretor.

Em 2013, o Hospital Getúlio Vargas será contemplado com o Projeto RUE (Rede de Atenção a Urgência e Emergência), onde atenderá a demanda referenciada, garantindo a retaguarda de atendimento de média e alta complexidade, com 98 leitos, sendo 83 leitos para enfermarias clínicas de retaguarda e 15 leitos de terapia intensiva para a rede de atenção as urgências.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.